Nesta quarta-feira (3), os membros da Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da Unale realizaram a 2ª edição do Simpósio Prevenção é Solução. Executado no auditório da Câmara Municipal de Santa Cruz do Sul (RS), contou com painéis temáticos de grande relevância como “Além da dor: compreendendo a relação entre autolesão, depressão e suicídio” e “Problemas de saúde e sociais causados pelas drogas”.
Além disso, foi levada a ação do Basta: Autolesão, Depressão e Suicídio para escola de ensino médio Cônego Albino Juchem, em Venâncio Aires (RS), onde foram realizadas palestras com os estudantes. Para finalizar foram soltados, na área externa da unidade educacional, balões brancos representando a paz e a valorização da vida.
“Essas temáticas abordadas no simpósio são de extrema importância para a nossa sociedade. E a ação do Basta ocorreu em Venâncio Aires (RS), pois o município tem a maior taxa de suicídios do Brasil entre todas as cidades com mais de 50 mil habitantes, de acordo com dados do Ministério da Saúde”, afirmou o presidente da Pasta, deputado João Luiz (AM).
O secretário da Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da Unale, deputado Elizandro Sabino (RS), afirmou que é uma alegria receber parlamentares de outros estados na Região Sul do Brasil. “Estamos dando esse start para falar desses temas tão importantes, que são a depressão, autolesão e suicídio, onde nós precisamos tratar e debater junto com a sociedade civil organizada”, frisou.
O vice-presidente de Assuntos Sociais da Comissão, deputado Alexandre Amaro (PR), explicou que o objetivo é levar ao Brasil a consciência sobre esses temas. “É muito importante salientar que a prevenção é solução. Temos que informar para prevenir”, contou o parlamentar.
Decreto de Hóspedes Oficiais de Santa Cruz do Sul
Ainda no Rio Grande do Sul, os deputados da Comissão João Luiz (AM), Alexandre Amaro (PR) e Elizandro Sabino (RS) receberam o Decreto de Hóspedes Oficiais de Santa Cruz do Sul, concedido pela prefeita Helena Hermany.
A honraria é um reconhecimento dos trabalhos realizados durante o 2° Simpósio Prevenção é Solução da Unale, promovido pela Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas.
Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas
A Pasta, criada em 2022, tem como função desenvolver práticas e políticas públicas voltadas para a promoção de saúde mental. Bem como promover a articulação para o combate e prevenção a automutilação, à depressão e ao suicídio, envolvendo entidades de saúde, educação, comunicação, por meio de campanhas educativas.
Por Malu Souza/Ascom Unale