Último dia do maior encontro parlamentar da América Latina marca a eleição da nova Diretoria Executiva da UNALE

No último dia da 27ª Conferência Nacional da UNALE, o debate sobre educação ganhou novos enfoques

O último dia da 27ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), 5 de dezembro, foi marcado pela eleição da nova diretoria que estará à frente da entidade no ano de 2025. A deputada Tia Ju, do Rio de Janeiro, assumirá a presidência. “Ser eleita presidente da UNALE neste evento é uma honra e um desafio que encaro com muito compromisso. As discussões realizadas aqui, sobre o futuro da educação no Brasil, são fundamentais para a construção de políticas públicas eficazes. Nossa gestão trabalhará para transformar esses debates em ações concretas, levando os resultados deste encontro para todos os estados do país. O Rio de Janeiro mostrou que é capaz de realizar eventos de alta qualidade e que, juntos, podemos continuar promovendo mudanças significativas para o Brasil”, afirmou.

A nova diretoria é composta, também, pelo vice-presidente da Região Sul, Vilmar Zanchin (RS); a vice-presidente da Região Norte, Antônia Sales (AC); o vice-presidente da Região Centro Oeste, Lidio Lopes (MS); o vice-presidente da Região Nordeste, Eduardo Carneiro (PB); o vice-presidente da Região Sudeste, Zé Laviola (MG); o secretário geral, Gabriel Picanço (RR); o tesoureiro-geral, Sérgio Aguiar (CE); e demais membros.

Cristovam Buarque

Convidado a falar na palestra de encerramento da conferência, o ex-ministro da Educação, reitor da Universidade de Brasília e governador do Distrito Federal, Cristovam Buarque, tratou do “Papel do legislativo na transformação educacional”, ao lado de Eduardo Manuel Val, professor especialista em Direito Internacional, Direito Constitucional e Direitos Humanos, com mediação do jornalista Márcio Ferreira. Os debatedores concordaram com a necessidade de se criar um sistema educacional único, com mais financiamento e qualidade de gestão, para que o país dê um salto educacional capaz de levar o mesmo conhecimento a toda a população. Cristovam Buarque propôs aos deputados que eles se tornem legisladores educacionistas, atuantes nessa campo. “No Brasil, pelo endereço e pela renda é possível prever a qualidade da educação oferecida a uma criança. Não temos direito, moralmente, de oferecer educação desigual”, disse. Para ele, “as escolas brasileiras, nos estados e municípios, têm de ser tão boas quanto as escolas federais”.  Eduardo Val deu ênfase à democracia, base fundamental para que a mudança aconteça.

“Precisamos de uma democracia participativa. A família precisa participar da educação, o professor, os políticos. A educação é ferramenta para a igualdade e é para todos, independentemente da idade”, enfatizou. Antes dessa palestra, o presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), Elias Sfeir, abriu o evento falando sobre educação financeira e crédito. Sfeir destacou a importância do debate, ao garantir que a falta de educação financeira é um problema estrutural que agrava o superendividamento e impacta milhões de brasileiros. “A educação financeira é essencial para promover inclusão, consumo consciente e acesso responsável ao crédito. É preciso equilíbrio: do lado do consumidor, um uso consciente; do lado do credor, uma concessão responsável. O superendividamento fragiliza o tecido socioeconômico, e debates como este são fundamentaispara enfrentá-lo,” explicou.

Prêmio Assembleia Cidadã

Para fechar a programação da manhã e início da tarde, uma grande festa marcou a entrega do Prêmio Assembleia Cidadã, com direito à torcida organizada. Na categoria “Gestão”, o primeiro lugar ficou com o projeto “Central de Atendimento ao Cidadão”, da Assembleia Legislativa da Bahia. A iniciativa ampliou a transparência da assembleia, com serviços oferecidos e canais de atendimento ao cidadão. Na categoria “Projetos Especiais”, “Arranjos Produtivos”, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, foi o ganhador. O projeto garante suporte ao agricultor familiar, que tem acesso à capacitação. E, na categoria “Atendimento ao Cidadão”, venceu a Assembleia Legislativa da Paraíba, com “Rompa o Ciclo da Violência”, que oferece atendimento a mulheres que sofreram violência. Elas contam com um conjunto de serviços, como atendimento de médicos, psicólogos, dentistas, assistentes sociais, além de vagas em creches.

Por Cláudio Ornellas

Foto: Thiago Lontra

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo