Search
Close this search box.

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – UNALE, representada pela deputada Ivana Bastos (PSD-BA) realizou na noite desta terça-feira, 25, um bate papo virtual com o ministro do Tribunal de Contas União (TCU), Augusto Nardes, sobre “Governança e Gestão para estados e municípios”.

Com a pandemia de coronavírus disseminada em extensão mundial, a sociedade civil e as instituições públicas têm unido forças para combater o contágio em escala global do vírus, preservar os direitos e deveres dos cidadãos, atender a demanda de saúde pública e estimular e manter o sistema econômico. Com todas as problemáticas acontecendo simultaneamente, os governantes e gestores, muitos deles em trabalho remoto e outros na linha de frente, estão tendo que buscar soluções céleres e viáveis para impedir um colapso nacional.

Nardes ressaltou que a “governança é importante para uma boa gestão, mas que ambas são diferentes, pois governança é o planejamento macro e a gestão é a execução desse planejamento pelo prefeito e pelo vereador”.

Neste eixo, a Unale, como entidade congregadora das 27 Casas Legislativas e dos 1059 deputados e deputadas estaduais, e representante legítima do Parlamento Estadual perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), tem buscado reforçar, apoiar e estabelecer medidas que fortaleçam a atuação do Poder Legislativo e promovam a dignidade para todos os brasileiros.

A presidente Ivana disse que é muito importante a participação da população em todo o processo de administração. Concordando com o ministro Nardes, ela enalteceu que “a transparência é fator primordial e princípio ativo de uma boa gestão estadual”, destacou.

No encontro remoto, que contou com a participação de pessoas de todo o Brasil, o ministro também destacou ainda, que com as medidas de caráter emergenciais decorrentes da crise de Covid-19, os Tribunais de Contas têm atuado de maneira preventiva para evitar possíveis utilizações indevidas dos recursos públicos.

Encerrando o bate-papo, foram destacados os passos de Governança Pública para implementar uma boa gestão em todas as regiões nacionais.

Camila Ferreira/ Ascom Unale
Compartilhe!