No período de 29 de maio a 1º de junho deste ano, ocorrerá no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira, a XVI Conferência Nacional da Unale. Na tarde desta segunda-feira (27/02), a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, reuniu-se com representantes da comissão organizadora da Conferência Nacional que tem previsão de participação de 1.500 pessoas.
No período de 29 de maio a 1º de junho deste ano, ocorrerá no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira, a XVI Conferência Nacional da União Nacional de Legisladores Estaduais e Legislativos (Unale). Na tarde desta segunda-feira (27/02), a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, reuniu-se com representantes da comissão organizadora da Conferência Nacional que tem previsão de participação de 1.500 pessoas.
O tema principal do evento será “matriz energética e alternativas para o futuro”, e também serão debatidos temas como a organização da Copa do Mundo de 2014, que tem Natal como uma das sedes. Entre os debatedores estão o ex-jogadores e atual deputado federal Romário, além do prefeito da cidade Johannesburgo, Amos Masondo, uma das cidades da África do Sul onde foram realizados jogos da Copa de 2010. Ele vem apresentar a estrutura utilizada em sua cidade para a realização da competição.
“Estamos à disposição para contribuir no que estiver ao nosso alcance para o sucesso da confertência, principálmente porque estaremos discutindo dois temas de muita importância para o desenvolvimento da capital potiguar e de cidades do RN, como a Copa do Mundo de Futebol e a energia eólica, na qual nosso estado tem se destacado”, disse a prefeita Micarla de Sousa.
“A Conferância de Santa Catarina foi um sucesso e temos certeza que esta aqui em Natal será ainda melhor. Buscamos sempre temas atuais e de interesse para o país,Não há como falar de desenvolvimento sem pensar na matriz energética do Brasil, principalmente agora com a descoberta do pré-sal, a construção de hidrelétricas na região amazônica, a produção de etanol, de energias eólica e solar, com tudo isso tendo haver com o respeito ao crescimento sustentável e que também estarão na pauta da organização da Copa de 2014”, disse o deputado Joares Ponticelli (SC), presidente da comissão organizadora da conferência realizada em Santa Catarina.
Segundo o dirigente da Unale, a entidade tem o papel de representar os legislativos estaduais brasileiros e realiza a conferência uma vez por ano. A última, em 2011, ocorreu em Santa Catarina. A previsão é que também participem delegações de pelo menos 30 país, dentre eles da Confederação Parlamentar das Américas, além de representantes do Brics, que reúne o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que juntos formam um grupo político de cooperação.
Participaram ainda da reunião com a chefe do executivo natalense, os deputados estaduais Joares Ponticelli (SC) e Hélio Soares (MA), além do deputado Gustavo Fernandes (RN), presidente da comissão organizadora e ainda Pádua Martins, chefe do cerimonial da Assembleia Legislativa do RN e coordenador geral do evento, além do coordenador de eventos simultâneos da Conferência, Jardel Coutinho, da Assembleia Legislativa de Goiás.
Foto: José Aldenir (Prefeitura de Natal)