Search
Close this search box.
A Comissão de Acompanhamento da Vacinação nos Estados (Conav) deve somar esforços para ampliar distribuição do imunizante

A presidente da UNALE, deputada Ivana Bastos (PSD-BA), esteve reunida, de modo remoto, na manhã desta quinta-feira (11), com os membros do Fórum de Parlamentares de Comissões de Educação das Assembleias Legislativas Estaduais para tratar sobre os segmentos de saúde e educação dentro do contexto pandêmico que o País tem vivido, derivado da disseminação do coronavírus.

Iniciado o encontro virtual, o representante do Fórum e ex-deputado federal, Carlos Abicalil, explanou sobre a preocupação em buscar soluções céleres para ampliar a vacinação de mais pessoas nos estados e também da inclusão dos trabalhadores da área da educação nesta primeira fase de imunização da Covid-19 e destacou que a atuação da Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacinação nos Estados (Conav) pode somar muito nesta reivindicação ao governo federal.

“A Unale pode disseminar e unir forças para que a vacina chegue a mais pessoas da população e que sejam incluídos nesta primeira fase de imunização, os profissionais que estão relacionados com a educação, que também é essencial”, disse Abicalil. O ex-deputado afirmou que, por meio do apoio da Conav, será possível acelerar as condições da vacina para todos, com uma distribuição mais rápida e eficaz do imunizante para os estados.

A presidente Ivana ressaltou que a entidade tem buscado dialogar com os Poderes, órgãos de saúde e com o governo federal para que a aplicação da vacina seja ampliada para toda a população. “Sabe-se que a vacina é grande aliada para o fim da pandemia e nós estamos articulando e fortalecendo o pedido para que seja proporcionada autonomia para os estados adquirirem o imunizante. O nosso movimento é focado em salvar vidas”, reiterou a parlamentar.

Também presente na reunião, a presidente da Secretaria de Saúde da Unale, deputada Luana Ribeiro (PSDB-TO) disse que “além da Conav estar reforçando o diálogo e somando forças para que a vacina seja distribuída em massa e em todos os estados, a Comissão também reforça e orienta que sejam cumpridas todas as medidas sanitárias de prevenção da covid-19”.

Membro do Fórum, a deputada Luciane Carminatti (PT-SC) destacou que é de suma importância que os trabalhadores da educação sejam imunizados o quanto antes. Para ela, “não há o que se pensar em retorno das aulas de forma presencial se não for para ser com segurança, não só dos alunos e professores, mas com todos os profissionais da educação”.

A deputada Fabíola Mansur (PSB-BA), concordou que “voltar “às aulas sem garantir que todos os profissionais estejam vacinados é colocar a saúde de professores, alunos e trabalhadores das escolas em risco”.

Após o debate, ficou definido que haverá uma troca de informações relacionadas aos esforços que têm sido executados nos estados para imunizar a população e a participação da Conav em reunião, junto ao Fórum, com representantes do Congresso Nacional com foco de tratar da temática, a realizar-se no dia 15 de março.

Também estiveram presentes no encontro os parlamentares: Jacó Lula da Silva (PT-BA), Zilá Breitenbach (PSDB-RS), Pepe Vargas (PT-RS) e Goretti Reis (PSD-SE), membro da Conav.

Camila Ferreira/ Ascom Unale
Compartilhe!