A Unale foi destaque na abertura da Conferência Nacional dos Estados Legisladores (NCSL), no domingo (5), no Convention Center (foto), em Chicago. No maior encontro de parlamentares do continente, o presidente Joares Ponticelli (PP/SC) foi convidado pelo deputado mexicano Eduardo Andrade Sanchez, presidente da recém-criada Conferência Permanente de Congressos Locales (Copecol), para falar sobre a estrutura da Unale na primeira reunião daquela entidade, marcada para os dias 28 a 31 de outubro, no México.
Ponticelli coordenou os trabalhos de um grupo de deputados do Brasil, Argentina, Estados Unidos e México, logo após a abertura oficial do evento, que reúne parlamentares de muitos países. Cada representante fez sua apresentação pessoal e uma exposição sobre as mais importantes ações em curso em seus países. Deputados argentinos também manifestaram interesse em dispor de estrutura similar à da Unale no Brasil.
Atual tesoureiro e ex-presidente da Unale, o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT/MG) fez um histórico da trajetória que a Unale vem desenvolvendo e destacou a importância da entidade no debate nacional sobre as mudanças regionais que vem ocorrendo no Brasil.
O tema que mereceu a atenção especial do grupo dos deputados das Américas foi o crescente aumento da concentração de poderes dos governos centrais. Segundo os parlamentares, essa situação faz com que os problemas regionais percam importância para questões nacionais. A consequência é o aumento de dificuldades para provincias e estados federados, com a consequente redução da eficiência na atividade publica.
Texto: Eduardo Castor (ASCOM-Unale)