Nesta quarta-feira (5), foi realizada a abertura do 2° Encontro do Fórum Permanente de Comissões de Constituição e Justiça e Redação Final (CCJRs), no auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe, em Aracaju. O evento é uma realização conjunta da UNALE, da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) e do Colegiado de CCJs.
O Fórum tem como objetivo disseminar boas práticas no contexto das CCJRs e discutir e fomentar o fortalecimento das prerrogativas do Poder Legislativo.
O presidente da UNALE, deputado estadual Sérgio Aguiar (CE), destacou a capacidade de construção coletiva que um Fórum como este pode gerar, “fico muito feliz de representar a nossa entidade neste encontro e contribuir para o enriquecimento dos debates, onde poderemos discutir o papel das Comissões, a constitucionalidade, a jurisdição e principalmente o processo legislativo. Nossa missão como deputados estaduais nas Casas Legislativas é de fazer valer as nossas prerrogativas”, destacou Sérgio.
O presidente do Colegiado de Presidentes das CCJs, deputado estadual Ismael Crispin (RO), falou sobre a importância do encontro para o desenvolvimento do Parlamento Estadual no Brasil. “Este Fórum vai além da simples troca de informações, pois as discussões têm o potencial de promover maior qualidade técnica e transparência aos projetos apreciados em cada parlamento, seja municipal, estadual ou federal. Isso é fundamental para garantir que as políticas públicas e leis que nos regem sejam cada vez mais eficientes, justas e transparente. “
Ainda compuseram a mesa na cerimônia de abertura: o governador do Estado de Sergipe, Fabiano Mitideri, o presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade, o presidente da CCJ do Estado de Sergipe, deputado Cristiano Cavalcante, o secretário de estado da Casa Civil de Sergipe, Jorginho Araújo, a deputada estadual Linda Brasil (SE), o comandante do 28º Batalhão de Caçadores do Estado de Sergipe, Ricardo Pereira, o secretário da mesa diretora da Alese, Igor Albuquerque e a prefeita de Capela/SE, Sivany Mamlak, que representou a Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Por Gabriel Spies e Danilo Gonzaga/Ascom UNALE