Unale e Alepe realizam Encontro Nacional sobre Violência no Ambiente Escolar

A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em parceria com as Comissões de Educação, Ciência e Tecnologia, Segurança Pública e Justiça e Juventude, Esporte e Lazer da UNALE, realizou nesta quinta-feira (15), o Encontro Nacional sobre Violência no Ambiente Escolar: um problema a ser enfrentado.

Os membros filiados presentes, deputados Diogo Moraes (PE), Wellington do Curso (MA), Georgeo Passos (SE), Waldemar Borges (PE), Tovar Correia Lima (PB), Anderson Monteiro (PB), Rarison Barbosa (RR), Eriberto Filho (PE) e Dani Portela (PE) acompanharam atentamente as sugestões expostas por representantes da comunidade escolar, prefeitos e participantes locais.

Presidente das Comissões de Educação e Cultura da Alepe e de Educação, Ciência e Tecnologia da Unale, deputado Waldemar Borges (PE) fez a abertura do evento destacando a importância de tratar sobre a temática de forma preventiva e eficiente.

Durante o evento também foi ministrada uma mesa-redonda sobre estudos de casos de violência com a participação da professora Telma Pileggi Vinha, doutora em educação e professora da Faculdade de Educação da Unicamp. Ela destacou que “as iniciativas para combater este tipo de violência podem seguir em três vias: avançar em ações conjuntas em redes; melhoria da qualidade de atenção aos estudantes e profissionais e ações institucionais”.

Também fizeram parte da mesa-redonda o professor Hugo Monteiro Ferreira, neuropsicólogo, pós-doutor em Estudos da Criança, doutor em Educação, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

“A violência nas escolas tem que ser trabalhada de forma multidisciplinar e é preciso estabelecer uma cultura de cuidado, pois esta irá de oposto à cultura da violência,” explanou o PhD em educação.

A secretária- executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, e o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, apresentaram dados da operação “Escola Segura”, que consiste em uma série de ações do governo para enfrentamento do problema.

Casos de violência nas escolas

No período compreendido entre 2002 a 2023, já foram registrados 21 casos de violência extrema em escolas do Brasil, cometidos por estudantes e ex-estudantes. Com o aumento expressivo de casos em poucos meses: um total de nove ocorridos entre agosto de 2022 e março de 2023.

Por Danilo Gonzaga e Camila Ferreira/Ascom Unale

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo