Unale e Aleam realizam o 2º Seminário de Segurança Inovadora em Manaus

Foto: ALEAM

Durante hoje e amanhã – 23 e 24 de maio – e com intensa programação, a Comissão de Justiça e Segurança Pública da UNALE se une à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para realizar o 2º Seminário de Segurança Inovadora, no auditório da Casa, em Manaus.

O evento conta com cerca de 400 inscritos, entre servidores, parlamentares, autoridades e profissionais de segurança. O encontro promove o debate e expôs desafios e boas práticas com foco na segurança e governança pública da região Amazônica.

A programação do evento conta com palestras sobre temas relacionados a inovações na área de segurança e proteção da Amazônia. O idealizador do evento, e presidente da Comissão de Justiça e Segurança Pública, deputado Comandante Dan (AM), destacou a importância deste tema para a sociedade. “Quero dizer que me sinto muito honrado em participar desse evento. Se fôssemos medir o nível de competência de cada autoridade presente aqui hoje, talvez nós não conseguiríamos. Temos aqui presentes autoridades municipais, estaduais e federais. Tenho certeza que será um momento de muito aprendizado e transferência de conhecimento para todas e todos aqui presentes”, destacou.

Durante a abertura do evento, o deputado federal General Pazuello (RJ), ressaltou o contentamento em poder contribuir com o intercâmbio de práticas inovadoras de segurança para os estados. “Estou hoje aqui representando a Câmara dos Deputados e a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Nós vamos discutir o que deve ser alterado nas leis do Brasil e nas propostas estaduais e municipais para que o trabalho da Polícia Militar possa ter um efetivo resultado”, afirmou.

Programação 1º dia

O primeiro dia de evento contou com importantes painéis que discutiram os grandes desafios da Segurança Pública e proteção socioambiental na Amazônia Legal – apresentado pelo delegado da Polícia Federal (PF) e diretor da Amazônia e Meio Ambiente da PF, Humberto Freire de Barros -; limites e possibilidades do Urbanismo Social e da Segurança Pública – apresentado pelo coordenador de Segurança Pública e Urbanismo Social do Instituto de Ensino e Pesquisa Insper, Ricardo Brisolla Balestreri – e a atuação do Exército na Defesa e Proteção da Amazônia e dos crimes transfronteiriços – apresentado pelo chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar da Amazônia, Carlos Alberto Rodrigues Pimentel.

No período da tarde o tema central ficou com a prevenção contra crimes ambientais na Amazônia Legal por meio do aprimoramento técnico-operacional, apresentado pelo diretor de Operações da Polícia Rodoviária Federal, Marcus Vinicíus Silva de Almeida; programas de proteção para fronteiras, divisas e biomas, apresentado pelo gerente do Programa Protetor de Biomas da Diretoria de Operações e Inteligência – SENASP/MJSP, Wagner Alípio Espírito Santo da Silva; prevenção e o gerenciamento de desastres naturais, apresentado também pelo subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros do Amazonas, Reinaldo Acris Menezes, e o subcomandante de Ações da Defesa CIvil, Francisco Ferreira Máximo Filho. Além disso, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados (CSPCCO) teve seu painel apresentado pelos deputados federais General Pazuello (RJ) e Matheus Loiola (PR).

Por Danilo Gonzaga e Gabriel Spies/Ascom UNALE

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo