Foto: Hércules Andrade/ALEAM

Nesta quinta-feira, 11, foram iniciadas as atividades do 1º Encontro Técnico das Comissões Legislativas de Segurança Pública, no estado do Amazonas. Promovido pela UNALE, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), o evento contou com a participação do diretor-geral da entidade, Fernando Brandão, do presidente da Comissão de Justiça e Segurança Pública da entidade, deputado Comandante Dan (AM), do presidente da ALEAM, deputado Roberto Cidade e do presidente da Comissão de Segurança Pública do Senado Federal, senador Sérgio Petecão (AC).

O encontro técnico tem como tema a “atuação do legislativo no âmbito da segurança e proteção da Amazônia Legal”, o idealizador do evento, Comandante Dan, destacou a importância deste tema para a sociedade. “Vamos debater a necessidade de estruturação de um sistema único de segurança pública. Conclamo a todos os presentes para que possamos realizar um primeiro encontro de comissões de Segurança Pública aqui no Amazonas com o foco em sairmos daqui renovados e entendendo que é possível, sim. Nós temos condições de fazer dos nossos estados, municípios e do nosso país um lugar melhor”, afirmou.

O deputado estadual e tesoureiro da UNALE, Adjuto Afonso (AM), representou o presidente da entidade, Sérgio Aguiar, e ressaltou a relevância da realização do encontro. “Em nome do presidente, gostaria de cumprimentar todas as autoridades que trabalharam para a realização desse evento. Não tenho dúvida que nesse encontro serão discutidos muitos assuntos pertinentes à segurança pública e que vamos sair daqui com muitas informações para serem colocadas à disposição da sociedade”, saudou.

O presidente da ALEAM, Roberto Cidade, também falou sobre a dimensão do encontro técnico não só para o estado do Amazonas, mas para todo o país. “Eventos assim são importantes para ampliarmos o diálogo e buscarmos soluções para sanar a criminalidade do nosso Brasil., estamos recebendo diversos convidados importantes no contexto da segurança pública. Precisamos unir forças e trabalhar em conjunto e um evento como esse é muito importante”, definiu.

Programação

O evento foi iniciado com o painel “Atuação das Comissões de Segurança Pública”, onde foram debatidas propostas, matérias e atuação das Comissões do Senado e Câmara Federal relativas à prevenção da violência e combate ao crime na região Amazônica. No painel, o senador Sérgio Petecão (AC) falou sobre as particularidades da região Norte na questão da segurança pública e valorizou a realização do encontro técnico. “É preciso compartilhar experiências para deixarmos o Brasil todo seguro. Esse momento é muito importante para o nosso país e também para a região Norte. A região amazônica precisa ter um tratamento diferenciado na questão da segurança pública. Esse evento reúne a Câmara Federal, o Senado Federal e parlamentares da região que poderão ajudar muito nesse debate da segurança pública na região amazônica”, ressaltou.

À tarde, o evento contou com outro painel. Com o tema “Segurança e proteção da Amazônia”, o espaço recebeu autoridades policiais que abordaram o cenário, legislação e políticas públicas a respeito do tema, além do combate ao crime organizado na fronteira amazônica.

Por Gabriel Spies/ Ascom Unale

 

Compartilhe!