rn_1

O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, e seu vice, Al Gore, podem ser as grandes atrações da XVI Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), em Natal, no próximo ano, que terá como tema “Matriz Energética e alternativas para o futuro”.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, e seu vice, Al Gore, podem ser as grandes atrações da XVI Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), em Natal, no próximo ano. A contratação deles como palestrantes está sendo analisada pela diretoria Executiva da Unale, que se reuniu na capital potiguar, nos dias 13 e 14, para tratar das ações iniciais da Conferência de 2012, que terá como tema “Matriz Energética e alternativas para o futuro”. A reunião contou com 30 parlamentares representando 18 legislativos estaduais.

O presidente da Unale, José Luis Tchê (PDT-AC), coordenou os trabalhos. Na abertura do encontro, ele agradeceu ao parlamento norte-riograndense pela realização do encontro em Natal. “Esta é uma forte parceria e tenho certeza que será cada dia maior, especialmente por causa da Conferência que realizaremos aqui. Precisamos fortalecer os estados e os parlamentos para, assim, fortalecermos a democracia”, afirmou.

Para o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ricardo Mota (PMN), Natal recebia com honra a reunião da Unale. Ele destacou a importância do parlamento estadual no debate de assuntos com repercussão nacional, como o pacto federativo. Para Mota, as Assembleias devem participar efetivamente da discussão sobre o tema, tendo em vista que os deputados conhecem as peculiaridades de cada região.

A primeira palestra da reunião foi do deputado Volnei Morastoni (PT-SC). O parlamentar, que é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, apresentou um relatório sobre os impactos econômicos e sociais causados pelas doenças crônicas, como diabetes, câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias. “Cada país deve elaborar um plano estratégico para o enfrentamento dessas doenças. As principais causas delas são o tabagismo, má alimentação, sedentarismo e uso abusivo de álcool”, declarou. O deputado Morastoni esteve na reunião de alto-nível sobre doenças crônicas não-transmissíveis, realizada em Nova York, no mês passado. Ele publicou um documentário sobre o tema. Mais detalhes no link abaixo.

Em seguida, o consultor administrativo Silvio Teitelbaum falou sobre o parlamento, a democracia e a imprensa. Ele enfatizou a importância da reconfiguração do pacto federativo para os estados. Para o consultor, o Brasil é centralizador e isso enfraquece a democracia. “Estamos atrás de muitos outros países com renda per capita menor que a nossa, mas com parlamentos mais fortes, estados mais independentes. É preciso mudar esta realidade e isso se faz com a descentralização e o fortalecimentos dos estados federados”, enfatizou. Teitelbaum traçou um panorama sobre as relações do legislativo com os diversos canais de imprensa, sobretudo no ambiente eletrônico, na internet e nas redes sociais. O consultor apresentou um painel com estratégias de comunicação e marketing político, ações, ferramentas e expectativas que devem ser consideradas pela instituição ao falar com os diversos públicos.

Ainda no dia 13, Tchê se reuniu com o governador potiguar em exercício, Robinsom Faria (PSD), e com o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Edivan Martins (PV). Na sexta (14), o presidente da Unale se encontrou com o prefeito de Natal em exercício, Paulinho Freire (PV). As reuniões visaram os preparativos para a XVI CNLE.

Na reunião, os parlamentares debateram também a atuação da Unale no cenário nacional e internacional, o pacto federativo, parlamento, imprensa e democracia. Estiveram presentes, além do presidente da Unale, José Luis Tchê, o secretário geral da entidade, Joares Ponticelli (SC), o presidente da Assembleia potiguar, Ricardo Mota (RN), o vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia e os deputados: Manoel Pioneiro (PA), Eva Ramos (PB), Álvaro Gomes (BA), Luciano Nunes (PI), João Gonçalves (PB), Venâncio Fonseca (SE), Cícero Magalhães (PI), José Ribamar Araújo (RO), Frederico Nascimento (GO), Eber Machado (AC), Helder Paiva (AC), Jamyl Asfury (AC), Itamar Borges (SP), Ana Cunha (PA), Ionilson Sampaio (RR), Gerson Chagas ((RR), Erci de Morais (RR), Adjuto Afonso (AM), Deraldo Damasceno (BA), Hélio Soares (MA), Aderbal Caldas (BA), Tadeu Fernandes (BA), Volnei Morastoni (SC), além do professor gaúcho Silvio Teilelbaum, os parlamentares da Assembleia potiguar e outros parlamentares que prestigiaram o evento sem contudo assinar o livro de presença.

Compartilhe!