A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – UNALE instituiu oficialmente, no dia 27 de janeiro deste ano, a Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacinação (Conav), que terá como diretriz principal acompanhar e fiscalizar a distribuição e aplicação da vacina nos estados.

“A Unale será o eixo centralizador e de apoio oficial, que irá munir de informações os parlamentares que prestarão auxílio na dinâmica de vacinação promovida pelo Poder Executivo local,” explicou a presidente da entidade, deputada Ivana Bastos (PSD-BA).

O objetivo é contribuir com informações consolidadas e qualificadas para subsidiar a atuação parlamentar em apoio ao Poder Executivo. A referida Comissão será coordenada pelo Secretário-Geral da Unale, deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos-DF) e composta por um parlamentar a ser indicado pela presidência da respectiva Casa Legislativa, de cada unidade federativa.

Delmasso reforçou que o intuito da Conav é estabelecer um canal de informação certificada para que, tanto a comitiva parlamentar quanto a população, possam se inteirar de todas as informações relativas à vacina nos seus estados”.

O plano de trabalho da Conav, válido por um ano, será elaborado em conjunto com o corpo técnico da Unale e se baseará na coleta de informações prestadas junto às fontes oficiais do Governo Federal, agências reguladoras, órgãos sanitários, entidades representativas dos setores de saúde estaduais e municipais, representações estrangeiras ligadas à logística de produção das vacinas no Brasil, bem como quaisquer órgãos ou entidades da sociedade civil, aptos a colaborarem com os trabalhos.

Camila Ferreira/Ascom Unale

Compartilhe!