Visando oportunidades de acordos internacionais via estados, UNALE encerra série de reuniões em Portugal

Encerrando missão técnica na Europa, o presidente da Unale, deputado Diogo Moraes (PE), a vice-presidente da região nordeste, deputada Ivana Bastos (BA), o deputado Mário Ricardo (PE) e o deputado João de Nadegi (PE) participaram de agendas na cidade de Coimbra, nesta sexta-feira (20).

Os parlamentares se reuniram com o Presidente da Associação Portugal-Brasil 200 Anos, José Manuel Diogo e com o professor Dr. João Gabriel, Ex-Reitor da Universidade de Coimbra e Presidente do Instituto Pedro Nunes. A reunião aconteceu na Casa da Cidadania da Língua, inaugurada no último dia 12 de outubro e contou com a presença do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco.

Na reunião, os anfitriões e parlamentares trataram sobre o Potencial de Expansão das Exportações do Brasil a Portugal, como sendo uma nova etapa nas relações comerciais e, segundo o presidente da associação José Diogo, configura-se um novo movimento, que definiu como “movimento de contra-colonização, devido ao novo perfil de brasileiros chegando a Portugal nos últimos anos, e à maneira como essas relações estão se estabelecendo”, explicou.

Na sequência, os parlamentares foram recebidos pelo diretor municipal de atração de investimentos da Câmara Municipal de Coimbra, Dr. Alexandre Moreira Marques, que apresentou o processo de crescimento e renovação pelo qual a cidade de Coimbra tem passado e reforçou a importância do papel dos representantes estaduais no intermédio dessas relações.

O presidente Diogo Moraes, ressaltou que “a Unale tem como uma das principais diretrizes na sua atuação internacional, a paradiplomacia, e nós legisladores estaduais, temos intensificado os trabalhos visando o estabelecimento dessas relações para o desenvolvimento econômico e social de nossos estados”, afirmou.

Por Juliana Freitas/UNALE

Compartilhe!