Eleito por unanimidade, o deputado Guilherme Uchoa, do PDT/PE, é o novo dirigente do Colegiado dos Presidentes das Assembleias Legislativas (CPAL). A escolha do parlamentar ocorreu em reunião de deputados de todo o País, no fim da tarde desta quarta (22 de maio), no Centro de Convenções, em Olinda. No local, está sendo realizada a 17ª Conferência da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE). Além de presidentes de Assembleias, o governador Eduardo Campos e o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, presenciaram a aclamação de Guilherme Uchoa como Presidente do CPAL.
“Enfrentarei esse novo desafio com fé em Deus e procurarei fazer o melhor pelo Colegiado. Minha proposta é fortalecer as prerrogativas do Legislativo Estadual, defendendo a unidade da Federação. Precisamos falar a mesma língua e buscar o consenso nos debates”, ressaltou Uchoa, que preside o parlamento pernambucano.// Uma das lutas dos presidentes de Assembleias é que o Congresso aprove leis que ampliem a competência dos Legislativos Estaduais quanto à elaboração de normas regidas exclusivamente pela União.
O atual dirigente do Colegiado, deputado Dinis Pinheiro, do PSDB, que preside a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, parabenizou Uchoa pela conquista e desejou sucesso ao parlamentar pernambucano na condução das lutas da CPAL no sentido de fortalecer os Legislativos Estaduais. Ele ainda afirmou esperar que o governador do Estado continue brilhando a frente do Executivo. (C.F.)
Por Carolina Flores (Asssessoria de Comunicação da Alepe)