Search
Close this search box.

fabiano_geremiaA partir de hoje (22) a TV AL do Rio Grande do Sul passará a integrar a Rede Legislativa de TV Digital. No Salão Júlio de Castilhos, os presidentes da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal (PMDB), e da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), irão oficializar o início da transmissão da programação da TV AL em canal digital aberto (61.2) para Porto Alegre e Região Metropolitana. A ativação da TV AL em canal digital e aberto foi possível a partir da assinatura de um convênio, em 2011, com a Câmara dos Deputados, detentora do canal digital 61.

Na opinião do superintendente-geral da Casa, Fabiano Geremia, a transmissão da TV AL em canal digital e aberto representa, ao mesmo tempo, um novo momento para a comunicação do Legislativo e uma conquista para o cidadão, que amplia suas formas de acesso à informação sobre o Parlamento. “Atualmente, o cidadão que deseja assistir à TV AL tem que estar assinando uma TV a cabo ou deve acessar a internet. A partir de agora, todo o cidadão que possua uma TV digital, em canal aberto, na Região Metropolitana, poderá ter acesso a tudo o que acontece no Parlamento”, explica.

Geremia destaca o efetivo empenho da Casa para que este projeto estivesse concluído em 2012. “Nós trabalhamos muito neste ano para que a TV legislativa em canal aberto se concretizasse ainda em 2012 como uma ação do Parlamento”, afirmou. O superintendente-geral também ressalta a importância da parceria com a Câmara dos Deputados para a efetivação da nova transmissão do canal legislativo. “Temos muito a agradecer à Câmara Federal, que nos cedeu os equipamentos e os técnicos. Eles nos deram toda a logística necessária para que esse sonho se tornasse realidade agora nos próximos dias”, disse.

Rede Legislativa Digital
As tratativas para a implementação do canal da TV AL em sistema digital e aberto iniciaram em 2010, na gestão do deputado Giovani Cherini (PDT). Em 29 de agosto de 2011, sob a presidência do deputado Adão Villaverde (PT), a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados assinaram acordo de cooperação técnica com o objetivo de adotar ações conjuntas para a transmissão de TV digital aberta em Porto Alegre e Região Metropolitana. Pelo acordo, é responsabilidade da Câmara dos Deputados o investimento para a compra de equipamentos. À Casa, cabe o custeio do aluguel da torre, do espaço para instalação dos transmissores e da energia elétrica.

Também em 2011, foi firmado um convênio com a Fundação Piratini, por meio do qual a Assembleia Legislativa locou o espaço, no sítio da TVE no Morro da Embratel, onde foram instaladas duas antenas parabólicas. No final de maio deste ano, os equipamentos para a transmissão digital enviados pela Câmara dos Deputados chegaram a Porto Alegre. Em 25 de junho, teve início a transmissão do sinal digital aberto da TV AL em caráter experimental. Segundo a diretora da TV AL, Civa Silveira, durante esse período experimental, foram feitos acertos técnicos e realizados testes para conferir o funcionamento do sistema.

No início de agosto, realizou-se uma medição, em cem pontos de Porto Alegre e da Região Metropolitana, para verificar em que locais o sinal estava chegando com qualidade. Conforme Civa, a TV AL digital está atingindo municípios como Glorinha, Dois Irmãos e Barra do Ribeiro. No início de setembro, a própria Assembleia Legislativa iniciou a preparação para que o Palácio Farroupilha receba o sinal digital da emissora, com a instalação provisória de televisores aptos a sintonizar esse tipo de transmissão.

Multiprogramação
Uma das características da TV digital é a multiprogramação: um único canal pode ser subdividido em quatro. Assim, os quatro canais da Rede Legislativa de TV Digital em uma localidade serão ocupados pelas transmissões das programações da Câmara dos Deputados (61.1), do Senado Federal (61.3), da Assembleia Legislativa (61.2) e da Câmara de Vereadores local (61.4).

No Rio Grande do Sul, onze câmaras já formalizaram interesse em ingressar na rede e ocupar o canal 61.4, nos municípios de Porto Alegre, Bagé, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Novo Hamburgo, Pelotas, Santa Rosa, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul. “A primeira que deve ser instalada ainda este ano é a TV Câmara de Porto Alegre em sinal digital”, conta Civa.

Como sintonizar

Para sintonizar a TV AL digital, é preciso ter em casa um televisor de plasma, de LCD ou de LED com conversor digital integrado. Esse conversor também pode ser acoplado em aparelhos de televisão desse tipo que não o possuam de fábrica. A TV AL continuará sendo transmitida pelo canal 16 da NET em Porto Alegre e mais 16 municípios do Estado. A programação também pode ser assistida pela Internet através do portal www2.al.rs.gov.br/tvassembleia/.

Fonte: ALRS

Compartilhe!