Em conferência dedicada à humanização das leis, o presidente executivo da Associação Nacional de Bureaus de Crédito (ANBC), Elias Sfeir, mostrou durante sua apresentação como o trabalho da entidade humaniza as relações de credito no Brasil. De acordo com ele, ao facilitar o crédito, a entidade, aumenta os recursos disponíveis, gerando maior bem-estar na sociedade.
“Ao analisar as condições de crédito dos tomadores de empréstimos, a ANBC dá mais transparência, qualidade e equilíbrio nas relações entre os agentes envolvidos. Assim, colaboram com a humanização das leis”, disse. Para o presidente executivo, a transparência nas informações de crédito torna mais justa a operação, diminuindo a inadimplência. “As pessoas sofrem muito quando não conseguem honrar os seus compromissos e isso destrói a sociedade”.
Entre as ações da ANBC para o fomento de crédito no Brasil, Sfeir destacou o cadastro positivo, sancionado pelo governo federal em abril deste ano. De acordo com ele, a medida pode trazer um aumento de 0,54% do PIB, a injeção de 1,1 trilhão na economia, a inserção de 22 milhões de consumidores no mercado e queda de 43% na inadimplência. Prevê ainda, aumento do emprego, renda e arrecadação, queda de 4 % nos spreads bancários e benefícios para as classes C, D e E.
Na prática, o cadastro positivo elimina a assimetria de informações entre tomadores e fornecedores de crédito. Quando as instituições financeiras conhecem melhor o comportamento de crédito dos consumidores, podem oferecer melhores condições para aqueles que oferecem menos riscos de inadimplência.
A ANBC foi criada em 2015 para representar o segmento de birôs de crédito e tem entre seus objetivos a promoção da disciplina de gestão de crédito e a educação financeira. Além disso, lidera iniciativas que trazem eficiência na gestão de crédito e incentiva a aproximação entre o setor de crédito e a sociedade.