Hoje (30), é o segundo e último dia da XII Conferência Nacional das Cidades, que está sendo realizada na Câmara dos Deputados. A Conferência trata da implementação da política dos resíduos sólidos e coloca como objetivo acabar com os lixões até 2014. Serão debatidas também, soluções para garantir a destinação do lixo que não possa ser reaproveitado ou reciclado para aterros sanitários.

Hoje (30), é o segundo e último dia da XII Conferência Nacional das Cidades, que está sendo realizada no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. A Conferência trata da implementação da política dos resíduos sólidos e coloca como objetivo acabar com os lixões até 2014, de acordo com a lei em vigor, que trata do assunto. Serão debatidas também, soluções para garantir a destinação do lixo que não possa ser reaproveitado ou reciclado para aterros sanitários.  Especialistas avaliam a meta como um desafio e se mostram otimistas.

De acordo com o presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), o deputado federal Manoel Júnior (PMDB/PB), esta conferência também tem como missão resgatar a importância do fórum nas discussões referentes ao desenvolvimento no País, esvaziada desde a criação do Ministério das Cidades, em 2003, que descentralizou os principais debates do setor. O deputado ainda destacou a importância da participação dos deputados estaduais na questão do lixo no Brasil “A lei 12.305 reza sobre os resíduos sólidos e trata da triste realidade que encontramos no País. A Unale tem a preocupação de transmitir este nosso  evento para  as assembleias e deputados estaduais. Fui deputado estadual e sei a importância que terá o papel de cada assembleia legislativa em dar sequência a essa legislação, para que todos os estados possam brindar, no final de 2014, esse acontecimento à favor da naturaza, meio ambiente e principalente, em favor do povo brasileiro”, afirmou.

O evento que é realizado anualmente desde 2000 segue hoje até 18h30. Veja a programação:

8h30 – Credenciamento

9h às 10h30 – Mesa-redonda 1 – Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas aplicações

11h às 12h30 – Mesa-redonda 2 – Lei nº 12.305/10, desafios e perspectivas: logística reversa e responsabilidade compartilhada. Exibição do filme Lixo Extraordinário

14h às 15h30 – Mesa-redonda 3 – Resíduos Sólidos: experiência exitosa

16h às 16h30 – Painel: A Caixa e a Política Nacional de Resíduos Sólidos

16h30 às 17h30 – Mesa-redonda 4 – Resíduos Sólidos: gestão tecnológica e econômica

18h – Cerimônia de entrega do prêmio “Selo Cidade Cidadã”

18h30 – Encerramento

Assista aqui a matéria da TV Unale

Compartilhe!