A Unale, representada pelo vice-presidente da entidade, deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos-DF), participou nesta manhã (08), do webinar intitulado: Legislativo Disruptivo, promovido pela NoPaper para tratar da nova dinâmica de elaboração e tramitação do processo legislativo em meio ao cenário digital, que se fortaleceu com o estabelecimento do isolamento social, decorrido da pandemia de coronavírus.

No encontro virtual, foram tratadas as novas diretrizes e dinâmicas que têm regido o trabalho administrativo e parlamentar, de maneira remota, nas Casas Legislativas Estaduais.

Na oportunidade, também foi apresentado o projeto NoPaper Cloud, um sistema digital que promove a transparência e efetividade dos trabalhos legislativos através de uma plataforma 100% online.

Durante fala, o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), deputado Erick Musso (PRB-ES), relatou sobre como tem sido utilizado o sistema NoPaper Cloud na Casa. Para ele, “transparência, agilidade e clareza são o futuro, e o processo tecnológico foi acelerado com a pandemia, mas não irá acabar, a tendência é que cada vez ele fique mais forte e seja aplicado amplamente por todas as Assembleias.”

Em seguida, foram apresentados alguns projetos que a ALES está promovendo, como a melhoria do Wi-fi, Tô de casa, Alesinha, Sessões virtuais e outros. E também foram explanados os marcos da ação de implementação dos processos digitais na Casa, como: o início da implantação da tecnologia na área legislativa, em 18 de abril de 2018, a digitalização de 100% dos processos no suporte eletrônico, em 05 de junho de 2018 e o início da implantação dos processos digitais administrativos e de recursos humanos, em 01 de julho de 2019.

Ao encerrar o webinar, o deputado Rodrigo Delmasso também deu um parâmetro geral de como a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) está trabalhando com os recursos tecnológicos. O parlamentar destacou que já foram economizados cerca de R$4 milhões que eram gastos com insumos como papel, tinta para impressão, manutenção de impressoras e outros.

“Transformar o Poder Legislativo em um Poder mais rápido, ágil, participativo e acessível para todos é a nossa principal diretriz e a tecnologia proporciona isso”, enfatizou Delmasso.

Unale e Tecnologia

A bandeira norteadora da presente gestão da Unale em 2020 tem sido tratar das novas tecnologias e em como elas podem ser aplicadas para aprimorar a capacitação e o trabalho do parlamentar no âmbito estadual.

Antes mesmo de estabelecido o isolamento social para impedir a propagação da Covid-19, a entidade realizou cursos à distância, encontros virtuais para tratar de importantes temáticas, ações de integração entre as 27 Casas Legislativa e muito mais.

Camila Ferreira/ Ascom Unale