O presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), José Luis Tchê (PDT/AC), encerrou, na última terça-feira (15), com visita à Assembleia Legislativa do Tocantins, a sua peregrinação por todos os legislativos estaduais do país. Em Palmas, ele foi recebido pelo presidente da AL, deputado Raimundo Moreira (PSDB).
No encontro, os presidentes falaram da necessidade de um Novo Pacto Federativo e, também, da renegociação da dívida dos Estados com a União, que é estimada em R$ 428 bilhões. Sobre a dívida do Tocantins, de R$ 431 milhões, ambos os deputados defendem a renegociação e a baixa de juros: “Essa redução é fundamental. A União precisa rever essa dívida para ter mais investimentos nos Estados”, afirmou Tchê.
Em seu discurso no plenário da assembleia, Tchê falou da importância da troca de experiências entre os deputados estaduais: Ele aproveitou para convidar seus colegas a participar da XVI Conferência Nacional da Unale, em Natal (RN). Tchê disse que é preciso ampliar a participação das ALs nos temas relevantes para a sociedade, como o crescimento sustentável do país e o fortalecimento da democracia.