Search
Close this search box.

 

unataq_1copiaAperfeiçoamento profissional através do intercâmbio entre taquígrafos de diversas regiões do País. Este é o objetivo principal do XIII Encontro Nacional de Taquigrafia Parlamentar e Judiciária, aberto na tarde desta terça-feira (29), em Natal.  A reunião faz parte da programação de eventos paralelos da XVI Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, realizada na capital Potiguar.

A dinâmica do encontro neste primeiro dia estimulou a troca de conhecimentos para o aprimoramento da profissão. Delegações de Assembleias e Tribunais de todo o Brasil apresentaram relatos mostrando os problemas enfrentados no dia a dia de trabalho e discutiram com as outras delegações possíveis soluções.

Para Juliana Jeha, gerente geral de Taquigrafia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e presidente da União Nacional de Taquigrafia Parlamentar e Judiciária (Unataq), este encontro é muito importante para a categoria na medida em que todos trocam experiências como, por exemplo, inovações tecnológicas, novas formas de disponibilização do conteúdo produzido etc. “Aqui somos todos taquígrafos imbuídos de um objetivo comum: o aperfeiçoamento profissional”, destacou.

No segundo dia do encontro está prevista, entre outras atividades, a palestra da diretora do Departamento Taquigrafia, Revisão e Redação da Câmara dos deputados, Cássia Botelho.Ela falará sobre o planejamento estratégico e seus desdobramentos na Câmara dos deputados.

Durante o encontro, o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale) deputado José Luiz Tchê e o deputado Joares Ponticelli, provável sucessor na presidência da entidade, manifestaram apoio à Unataq e colocaram a Unale à disposição na luta pelo fortalecimento da profissão. “A voz dos servidores das Assembleias precisa ecoar porque são eles que dão o suporte a atividade parlamentar. Nós, deputados, somos passageiros. Os servidores, não”, disse.

Compartilhe!