Setembro Amarelo: Você não está só. Nós nos importamos!

Com a chegada do mês de setembro, a Unale, através das Comissões de Saúde e de Prevenção à Depressão e Drogas, promove a campanha Setembro Amarelo. O principal objetivo é trabalhar em prol da valorização da vida, com variadas ações que serão promovidas nas redes sociais da entidade, em busca da disseminação de informações de combate à depressão e ao suicídio. Para este ano, o slogan escolhido foi: “Você não está só. Nós nos importamos!”

A Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que o Brasil é o país com a maior taxa de depressão na América Latina. De acordo com a pesquisa, entre onze países, o Brasil possui mais casos de ansiedade (63%) e depressão (59%), seguido, apenas, da Irlanda e dos Estados Unidos.

Depressão

A depressão é uma doença de potencial incapacitante, que afeta pessoas de diferentes condições sociais, econômicas e pessoais, que prejudicam os âmbitos sociais, pessoais, familiares e profissionais.

Foi em reconhecimento à importância de se tratar, de forma preventiva, esta doença, que nasceu o Setembro Amarelo. Criado em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a iniciativa visa a prevenção do suicídio, o combate aos transtornos mentais e a conscientização sobre o uso correto das medicações psicotrópicas.

Busque ajuda

É possível encontrar ajuda nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), em Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família, Postos e Centros de Saúde), em Unidades de Pronto Atendimento (UPA), prontos socorros, hospitais ou, em casos de emergência, se pode optar pelo SAMU 192.

CVV

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973. A entidade presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção ao suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

Se você sente que precisa de ajuda ou conhece alguém que necessite, basta ligar 188. Também é possível acessar www.cvv.org.br para chat, disponível 24 horas.

Por Danilo Gonzaga/Ascom Unale

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo