A Unale, através das Comissões de Saúde e de Prevenção à Depressão e Drogas, mais um ano promove a campanha Setembro Amarelo em prol da prevenção ao suicídio. A entidade entende a importância social de conscientizar todos da quarta da saúde mental da população, por isso tem trabalhado para promover esta campanha por todo o Parlamento Estadual.

3º Simpósio: Prevenção é a Solução

No próximo dia 28 de setembro, a Unale e a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), por meio da Secretaria de Cuidado e Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas da Unale, promoverá o “3º Simpósio Prevenção é Solução”, um debate sobre suicídio e depressão e combater às drogas.

“O Setembro Amarelo é uma campanha de suma importância para prevenir e conscientizar as pessoas sobre os casos de suicídio em nossa sociedade. O Simpósio é Prevenção, que é uma política pública desenvolvida pela Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da Unale, ao qual presidimos, chega a sua terceira edição como uma ferramenta de informação para a população brasileira.”, disse o deputado estadual João Luiz (AM), presidente da Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da Unale.

Depressão

A depressão é uma doença de potencial incapacitante, que afeta pessoas de diferentes condições sociais, econômicas e pessoais e prejudica os âmbitos sociais, pessoais, familiares e profissionais.

Foi em reconhecimento à importância de se tratar, de forma preventiva, esta doença, que nasceu o Setembro Amarelo. Criado em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a iniciativa visa a prevenção do suicídio, o combate aos transtornos mentais e a conscientização sobre o uso correto das medicações psicotrópicas.

Por Danilo Gonzaga/ Ascom Unale

Compartilhe!