O Plano Nacional de Resíduos Sólidos e as experiências bem sucedidas de máximo reaproveitamento do lixo serão abordados nesta terça-feira (22), no II Seminário Legislação Lixo Zero, promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil. O evento faz parte da programação da Semana Lixo Zero 2013, que teve início no último domingo (20), em Florianópolis.

O seminário promove palestras sobre legislação e a apresentação do case da Suécia, considerado um dos países mais avançados no conceito de lixo zero. Os participantes conhecerão as experiências de lixo zero no Brasil, em San Francisco (EUA) e da comuna de Cappanori (Itália). A programação completa pode ser consultada aqui.

O objetivo da Semana Lixo Zero é conscientizar a sociedade e os gestores públicos sobre a geração e a gestão adequadas dos resíduos sólidos, bem como disseminar o conceito de lixo zero, que consiste no máximo aproveitamento dos resíduos, seja por meio da reciclagem, da compostagem ou da geração de energia por meio da queima. A meta é reduzir ao máximo o encaminhamento desses materiais aos aterros sanitários. A programação completa pode ser conferida aqui. (com informações de Michelle Dias e Nara Cordeiro, da Rádio AL)

Fonte: Agência ALESC

Compartilhe!