Na manhã desta terça-feira, 05, foi realizado o primeiro painel do Seminário Nacional das Legisladoras da Unale, onde foi discutida a necessidade de maior participação feminina nos espaços de poder.
Participaram deste quadro a Secretária da Mulher na Câmara, deputada Roseana Sarney (MA), a especialista em Direito Eleitoral, Doutora Maria Cláudia Bucchianeri e a ex-juíza do TRE/MA, Anna Graziella Neiva.
Após a apresentação de cada painelista, o debate foi iniciado pela deputada Roseana Sarney, que comentou sobre a importância de termos mais mulheres inseridas nos espaços de poder político. ”O que precisamos mesmo é avançar cada vez mais nos nossos direitos, pois de acordo com o último Censo, as mulheres representam 51% da população total do país, mas temos apenas 18% de todas as cadeiras ocupadas nas Assembleias Legislativas pelas parlamentares mulheres.”
Em 1994, ela foi a primeira mulher eleita governadora no Brasil, para administrar o Estado do Maranhão e a primeira mulher da história a ser reeleita governadora e a única mulher a governar um estado brasileiro em quatro mandatos.
Roseana destacou também o cenário desanimador nas últimas eleições gerais de 2022. “Em quatro estados nenhuma deputada federal foi eleita, nenhuma senadora foi eleita em 23 estados, tivemos apenas duas governadoras eleitas, este número demonstra claramente o descompasso e a exclusão das mulheres no espaço de representação política brasileira”.
A advogada e ex-juíza do TRE do Estado do Maranhão, Anna Graziella Neiva, iniciou sua palestra apresentando dados alarmantes sobre feminicídio e violência política de gênero no país. “É sempre bom nós mulheres que temos o discurso questionado, buscar dados e números que indicam que os avanços no Brasil tendem a ser mais lentos, portanto, eventos como este que buscam unir mulheres na política, mulheres empreendedoras e gestoras é de especial relevância. A presença de mais mulheres nos espaços decisórios, atuantes e competentes nos espaços de poder, faz diferença em uma sociedade que precisa ser mais justa, igualitária e mais digna”, destacou Anna.
Já para a especialista em Direito, doutora Maria Cláudia Bucchianeri, este Seminário vai além do espaço político e engloba outras esferas de poder em que a mulher está inserida na sociedade. “Não iremos falar apenas sobre mulheres no espaço político de poder político, vamos falar sobre mulheres na direção das empresas, nos poderes judiciários, quando vamos sair da fase pioneira, precisamos entrar em volume e quantidade, para se tornar comum as mulheres ocuparem este espaço”.
Por Danilo Gonzaga/ Ascom Unale