Segundo dia do 2º Seminário de Segurança Inovadora reúne especialistas em Manaus

Foto: Ney Xavier/ALEAM

Nesta sexta-feira (23) foi realizada a segunda e última parte do 2º Seminário de Segurança Inovadora, no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O evento, que foi promovido pela Comissão de Justiça e Segurança Pública da Unale, em parceria com a Comissão de Segurança Pública da Casa, reuniu especialistas e parlamentares de diversos estados brasileiros.

Para iniciar as partilhas do segundo dia, o presidente da Pasta, deputado estadual Comandante Dan (AM), falou sobre a importância de mais um dia de palestras e discussões a respeito da segurança pública na região Amazônica. “É muito importante estarmos presente nesta sequência de transferência de conhecimento e para que possamos encerrar o 2° Seminário de Segurança Inovadora, com certeza, melhor informados e mais preparados para podermos desenvolver as nossas atividades”, ressaltou.

Segundo dia de debates

No segundo dia do encontro técnico, no período matutino, foram realizados quatro painéis. O primeiro deles tratou sobre a “Preservação e Proteção Ambiental da Amazônia”. Os palestrantes foram o chefe da Assessoria de Proteção e Vigilância (APV/SEMA), Tenente da Polícia Militar Cícero Romal Sá da Silva, e a chefe da Delegacia do Meio Ambiente da Polícia Federal no Amazonas, delegada Camila Cantanhede Oliveira Gonçalves.

“Precisamos fortalecer as nossas instituições e nossas corporações. O estado do Amazonas deveria ser referência internacional no combate ambiental. Não temos mais outro caminho, ou avançamos nessa questão, ou vamos acabar sofrendo”, afirmou o chefe da APV/SEMA, Cícero Romal, na apresentação do painel. Na sequência, a delegada federal Camila Cantanhede falou sobre o combate aos crimes transfronteiriços. “É preciso darmos atenção a esses tipos de crimes. Não podemos deixar que essas regiões de transposição entre estados seja um facilitador para a atuação criminosa. Já exerci a função de chefe da Delegacia de Meio Ambiente de Tabatinga/AM e a questão da inovação é algo que está no cotidiano das forças de segurança da região”, concluiu.

Na sequência dos debates, com a presença de autoridades relacionadas à segurança pública, foram realizados os painéis “Inteligência de Segurança Pública no Combate ao Crime Organizado”, apresentado pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional de Inteligência, Investigação e de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público no Amazonas, promotor de Justiça, Igor Starling Peixoto; “Do tradicional ao transformador: Estratégias de inovação da PMSC para a preservação da ordem pública em Santa Catarina – um olhar evolutivo 5.0”, apresentado pelo Chefe do Estado Maior da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Jailson Aurélio Franzen; e “O Crime Organizado e o Tráfico de Drogas no Amazonas”, apresentado pelo diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado da Polícia Civil do Amazonas, delegado Mário Paulo Teles.

No período da tarde, ainda foram apresentados os painéis “Segurança Pública do Amazonas: desafios, estratégias e ações”, pelo subcomandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Thiago Balbi de Souza Lima; Núcleo Especial de Polícia Marítima do Amazonas: Características e Atribuições, pelo Chefe do Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal no Amazonas, Cláudio César da Silva; e para encerrar o evento, “Participação do Município na Gestão da Segurança Pública”, pelo anfitrião do encontro, deputado estadual Comandante Dan (AM), e pelo secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Coari, Jaime dos Santos Alves.

Por Danilo Gonzaga e Gabriel Spies/ Ascom UNALE

Compartilhar
Notícias Relacionadas
ALEGO: Prevenindo as queimadas

Campanha educativa da ALEGO com intuito de envolver a comunidade na luta contra as queimadas promoveu palestra em escola da Capital goiana

Pular para o conteúdo