Nesta quinta-feira (26), o secretário da Unale no estado do Amazonas, deputado João Luiz, recebeu a Medalha Cruz do Mérito da Fraterna Integração Brasil – China. A Cerimônia Solene Mérito Sino-Brasileiro simboliza a amizade entre os dois países e faz parte das comemorações e festejos do Ano Novo Chinês 2023, o Ano do Coelho.

A honraria foi entregue pelo presidente do Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina), Dr. Thomas Law, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

“Fico muito feliz com o recebimento desta vez medalha, pois estamos trabalhando nos assuntos de paradiplomacia, ou seja, fazendo com que os países tenham uma relação integrada. O objetivo é estreitar a relação econômica do Amazonas e China para promover empregos e levar empresas para Zona Franca de Manaus”, afirmou o deputado João Luiz.

Mérito Sino-Brasileiro

A Cruz do Mérito da Fraterna Integração Sino-Brasileira foi criada em 2004, solicitada pelo Embaixador Plenipotenciário da República Popular da China no Brasil, Jiang Yuande. Foi apresentada em conjunto com o Selo Comemorativo Alusivo aos 30 Anos de Relações Diplomáticas entre o Brasil e a China, acompanhada do título de Comendador e de Amigo da Nação Chinesa e vice-versa.

A outorga é realizada pelo Congresso Nacional e tem por objetivo fortalecer os laços sociais, culturais e econômicos entre as duas nações.

Por Malu Souza/Ascom Unale

Compartilhe!