Presidente DEP. JANETE DE SÁ (ES)
Vice-presidente de Assuntos Legislativos DEP. CAMILA TOSCANO (PB)
Vice-presidente de Assuntos Políticos DEP. PATRÍCIA AGUIAR (CE)
Vice-presidente de Assuntos Sociais DEP. ANGELA GARROTE (AL)
Secretária DEP. ALDILENE SOUSA (AP)

 

Constituída em 2013, a Secretaria de Mulher da Unale congrega a apresentação de projetos e políticas públicas em prol de todas as mulheres brasileiras. Nesta Pasta, a voz das parlamentares estaduais fortalece e objetiva a presença e a participação feminina na política do País. Assuntos como empoderamento feminino, igualdade de gênero, violência contra a mulher e saúde feminina estão entre as suas principais discussões.

São desenvolvidas ações sequenciais para se estabelecer atitudes concretas de promoção da mulher no cenário político, econômico e social. Seminários, palestras, reuniões e campanhas estão entre elas. Com a integração de mulheres parlamentares e ativistas de todos os estados, a Secretaria também trata de temas específicos, dentre eles, a inclusão social de mulheres indígenas, do campo, ribeirinhas e quilombolas, o planejamento familiar e o propósito profissional.

 

Presidente DEP. DIRCEU TEN CATEN (PA)
Vice-presidente de Assuntos Legislativos DEP. DANIELLA TEMA (MA)
Vice-presidente de Assuntos Políticos DEP. GEORGIANO NETO (PI)
Vice-presidente de Assuntos Sociais FENACRIA
Secretário ANTÔNIO COELHO (PE)

Ser um espaço de debate de temas específicos relacionados à juventude brasileira e promover uma aproximação com o público jovem está entre o foco principal da Secretaria de Juventude. Através da participação ativa dos parlamentares que atuam com esta bandeira, a Pasta busca aprimorar o conhecimento, capacitar o parlamento juvenil e incentivar a inserção de jovens na política brasileira, por meio da elaboração de projetos de lei embasados em estudos e pesquisas em todos os estados.

Estabelecida em 2008, a Secretaria tem como eixo central a discussão acerca do empoderamento político, profissionalização, educação sexual, inclusão sociocultural e educação da juventude brasileira. As discussões têm o intuito de implementar e fomentar o desenvolvimento e a integração social e cultural dos jovens no País.

Presidente DEP. ROBERTO DUARTE (AC)
Vice-presidente de Assuntos Legislativos DEP. LUCAS RAMOS (PE)
Vice-presidente de Assuntos Políticos DEP. MARCELO CABRAL (RR)
Vice-presidente de Assuntos Sociais DEP. SAMUEL CARVALHO (SE)
Secretário DEP.

 

A Secretaria das Cidades foi criada no ano de 2010, com o intuito de elaborar e apresentar aos demais órgãos legislativos vinculados à Pasta e integrados com a Unale, propostas sobre assuntos de interesse das cidades brasileiras e o fortalecimento de ações em defesa dos direitos e deveres dos estados.

A Pasta ocupou uma cadeira no Conselho das Cidades, órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa que integrou a estrutura do extinto Ministério das Cidades do Governo Federal. Teve como objetivo o debate de temas como planejamento e desenvolvimento das cidades, mobilidade urbana, saneamento básico e políticas habitacionais, por meio de reuniões, seminários e demais eventos, com o intuito de manter a pauta atualizada e buscar soluções para as demandas da sociedade.

Presidente DEP. CORONEL ADAILTON (GO)
Vice-presidente de Assuntos Legislativos DEP. DEL. RECALCATI (PR)
Vice-presidente de Assuntos Políticos DEP. CABO GILBERTO SILVA (PB)
Vice-presidente de Assuntos Sociais DEP. SARG. CADMIEL BOMFIM (AC)
Secretário DEP.

 

Parte de um dos principais focos do governo brasileiro, a Secretaria de Segurança da UNALE, criada em 2012, tem como destaque central a segurança pública, segmento amplamente debatido e articulado, com a integração de ideias e projetos apresentados por parlamentares em todos os estados brasileiros.

A Secretaria de Segurança é responsável por elaborar estudos, sugerir novos planejamentos estratégicos de segurança pública e institucional, bem como acompanhar o andamento de projetos específicos sobre assuntos de interesse da Pasta junto ao Congresso Nacional.

Presidente DEP. LUANA RIBEIRO (TO)
Vice-presidente de Assuntos Legislativos DEP. PAULINHO RAMOS (AP)
Vice-presidente de Assuntos Políticos DEP. MAYARA PINHEIRO (AM)
Vice-presidente de Assuntos Sociais DEP. GORETTI REIS (SE)
Secretária DEP. HELENA DUAILIBE (MA)

Com o objetivo de promover a interlocução entre todos os estados sobre as temáticas que envolvem a saúde pública do País, a Secretaria de Saúde da entidade, criada em 2012, proporciona a apresentação de ações e projetos que busquem atender de forma eficaz e humanizada o serviço de saúde prestado pelos Estados à população.

Anualmente, em parceria com as Casas Legislativas e instituições ligadas à temática, são realizadas quatro campanhas de saúde que têm o objetivo de disseminar informações de prevenção e conscientizar os cidadãos acerca de doenças como câncer, a Aids e doenças sexualmente transmissíveis. A doação de órgãos e o combate ao preconceito à epilepsia também são segmentos recorrentes de debate entre os parlamentares estaduais que atuam na área.

Mobilização a favor da melhora no Sistema Único de Saúde (SUS), monitoramento das leis pertinentes ao setor, produção e difusão do conhecimento de leis aprovadas no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas estão entre as suas principais funções.

Presidente DEP. DANIEL ZEN (AC)
Vice-presidente de Assuntos Legislativos DEP. LENIR RODRIGUES (RR)
Vice-presidente de Assuntos Políticos DEP. THEREZINHA RUIZ (AM)
Vice-presidente de Assuntos Sociais DEP. LUCAS CALIL (GO)
Secretária DEP. HENRIQUE FILHO (PE)

 

Criada em 2015, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia é responsável por administrar e propor o debate de temas relacionados à educação e ao desenvolvimento das áreas de ciência e tecnologia, no âmbito estadual. Além de atuar como interlocutor de temas de interesse dos estados junto ao Congresso Nacional e o Executivo Federal.

Incentivar as propostas de desenvolvimento de pesquisas em áreas como educação presencial e à distância, energias alternativas e renováveis, TV digital, nanotecnologia e biodiversidade são alguns dos principais objetivos da Pasta.

Presidente DEP. MÁRCIO FERNANDES (MS)
Vice-presidente de Assuntos Legislativos DEP.  ANIBELLI NETO (PR)
Vice-presidente de Assuntos Políticos DEP. AURELINA MEDEIROS (RR)
Vice-presidente de Assuntos Sociais DEP. ADELMO SOARES (MA)
Secretário DEP. CLAUDIANO MARTINS FILHO (PE)

 

A Secretaria de Agricultura foi criada em julho de 2017. A Pasta é responsável por elaborar e apresentar propostas, seminários e discussões sobre assuntos de interesses da agricultura brasileira.

Além disso, a Secretaria atua com a proposição de atividades que sirvam de incentivo ao desenvolvimento de políticas públicas na área da agricultura, promove a participação dos parlamentares filiados em fóruns nacionais e internacionais e debate especificações do segmento.

Presidente DEP. NORALDINO JUNIOR (MG)
Vice-presidente de Assuntos Legislativos DEP. KITTY LIMA (SE)   
Vice-presidente de Assuntos Políticos DEP. JOANA DARC (AM)
Vice-presidente de Assuntos Sociais DEP. ROMERO ALBUQUERQUE (PE)
Secretário DEP. DELEGADO BRUNO (SP)

 

Constituída em 2019, a Secretaria de Apoio à Fauna tem como objetivo contribuir para a difusão dos avanços legislativos e sua efetivação por meio da execução das políticas públicas voltadas a proteção aos animais, de forma transversal, no âmbito da União, Estados e Municípios.

A Secretaria é responsável por socializar iniciativas legislativas, através da troca de experiências, contribuir nas iniciativas de formação de diagnóstico para subsídio de políticas públicas voltadas à proteção dos animais, criar um espaço de interlocução nas Comissões do Congresso Nacional para monitorar as iniciativas de lei pertinentes à fauna, e buscar parceiros para a promoção dos direitos dos animais, bem como garantir o orçamento necessário para a execução de políticas públicas em âmbito federal, estadual e municipal.

Presidente DEP. ANA CUNHA (PA)
Vice Presidente de Assuntos Legislativos DEP. LEO LOUREIRO (AL)
Vice Presidente de Assuntos Políticos DEP.  SIMONE SANTANA (PE)
Vice Presidente de Assuntos Sociais DEP. MARTINS MACHADO (DF)
Secretária DEP. ANA PAULA SIQUEIRA (MG)

 

A Secretaria Especial de Inclusão Social foi criada em 2019. A Pasta é responsável por realizar a interlocução de temas com repercussão nacional, e assim, acompanhar as necessidades da sociedade em relação à temática.

Seu objetivo é promover debates de temas específicos junto ao Congresso Nacional e ao Executivo Federal de forma eficaz. As ações são articuladas às diretrizes nacionais e organizadas da seguinte forma: Saúde, Educação, Inclusão Social, Direitos Humanos e Cidadania, Arte e Cultura, Educação Especial, Pesquisa, Tecnologia Assistida, Acessibilidade, Esporte e Educação Física Adaptada, além de acompanhar os serviços dos transportes públicos nos estados.

Presidente DEP. LUCIANO PIMENTEL (SE)  
Vice Presidente de Assuntos Legislativos DEP. SÉRGIO AGUIAR (CE)
Vice Presidente de Assuntos Políticos DEP.
Vice Presidente de Assuntos Sociais DEP.  VINICIUS LOURO (MA)
Secretário DEP.

 

Presidente DEP. WILKER BARRETO (AM)  
Vice Presidente de Assuntos Legislativos DEP. WANDERSON FLORENSIO (PE)
Vice Presidente de Assuntos Políticos DEP.  EDUARDO PEDROSA (DF)
Vice Presidente de Assuntos Sociais DEP. CELISE LAVIOLA (MG)
Secretário DEP.

 

Presidente DEP. SINÉSIO CAMPOS (AM)  
Vice Presidente de Assuntos Legislativos DEP.
Vice Presidente de Assuntos Políticos DEP. GIL PEREIRA (MG)
Vice Presidente de Assuntos Sociais DEP.
Secretário DEP. CHICO MOZART (RR)

 

Presidente DEP. JOÃO LUÍS (AM)  
Vice Presidente de Assuntos Legislativos DEP. JURAILTON  SANTOS (BA)
Vice Presidente de Assuntos Políticos DEP. JOÃO PAULO COSTA (PE)
Vice Presidente de Assuntos Sociais DEP.  DANIEL LIBRELON (RJ)
Secretário DEP.  DRA JULIANA (AC)