36153989863_75f2d8fe97_oNa manhã de sexta-feira (1º) a Secretaria de Segurança da Unale se reuniu para uma Audiência Pública sobre o abigeato – furto e matança de animais do campo. O encontro aconteceu na Casa da Assembleia Legislativa do RS, no Parque Expointer, em Esteio.

Os parlamentares, junto a representantes do Ministério Público, Comando Militar, Departamentos de Polícia do Estado e as Secretarias Estaduais de Segurança e Agricultura, debateram sobre o aumento deste crime em vários estados brasileiros, principalmente no estado do Rio Grande do Sul, onde a incidência tem preocupado as autoridades e comprometido a segurança dos moradores do campo e da população.

O deputado Catarina Paladini (PSB-RS), vice-presidente da Secretaria de Segurança da Unale enfatizou a importância dos estados se unirem para cobrar uma fiscalização maior para o combate a este crime.

“Faz-se necessária uma reunião conjunta com os representantes para atuarmos de forma mais incisiva. Precisamos de uma legislação mais severa tanto para quem pratica como para quem compra essa carne procedente do abigeato”, disse Paladini.36153967963_921e9d6872_o

Dentre as deliberações definidas na audiência, estão o controle dos animais através de implantação de chip, reforço no monitoramento e vigilância das fronteiras e um processo de integração entre as polícias, vigilância sanitária, secretaria de saúde e a definição de legislação penal com as bancadas federal e agrícola.  “Espero que enquanto agentes políticos, possamos dar um suporte aos agentes de segurança no combate a este crime, uma vez que todos esses setores são afetados por ele”, defendeu Paladini.

O Presidente da Secretaria de Segurança da Unale, Jesuíno Boabaid (PMN-RO), colocou a pasta a disposição para acompanhar e promover outras ações em combate a este crime. “Nossa intenção é fazer essa comissão assumir o papel e se posicionar quanto Unale, junto ao Congresso Nacional. Estamos à disposição para darmos continuidade a essa questão”, concluiu.

36153987353_21835053d5_oLei Maria da Penha em Gibi

Após a audiência, os parlamentares participaram do lançamento da cartilha educativa sobre a Lei Maria da Penha em Gibi, que contou com a participação da vice-presidente da Secretaria de Mulheres da Unale, Dep. Liziane Bayer (PSB-RS), do presidente da entidade, Luciano Nunes (PSDB-PI) e da presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres, Salete Roszkoswki. A iniciativa tem o apoio do deputado Catarina Paladini (PSB-RS).

Juliana Freitas / Ascom Unale
Compartilhe!