A Secretaria Especial de Empreendedorismo da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) realizou a sua primeira reunião oficial e definiu algumas diretrizes que deve seguir. O presidente da secretaria, o deputado paraibano Eduardo Carneiro (PRTB), informou que o objetivo será desenvolver ações que possam auxiliar os empreendedores neste período de dificuldade e no pós-pandemia. Entre as pautas que serão debatidas estão a Construção de Plano de Retomada Nacional.

Também participaram do encontro o secretário, deputado Ricardo Barbosa (PSB-PB); e o vice-presidente de assuntos sociais da Secretaria, deputado Ernani Polo (Progressistas – RS). Na reunião, eles debateram o cenário atual do empreendedorismo nacional, empreendedorismo como alternativa viável à retomada da economia e implementação, inovação e exploração de novos mercados e consolidação dos mercados existentes.

“Precisamos encontrar alternativas para resgatar a nossa economia e eu acredito que o empreendedorismo é o principal caminho para a geração de emprego e renda no nosso País. Como presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico realizamos na Paraíba uma série de ações, como o destinado para alavancar vendas on-line. Queremos levar essa experiência exitosa para outros estados”, disse, Eduardo.

O parlamentar paraibano ressaltou que recentemente apresentou, no âmbito do legislativo, um Projeto de Lei que visa potencializar a economia criativa. “A ideia da Secretaria de Empreendedorismo é que possamos ir trocando informações e experiências e, na medida do possível, adaptando projetos para colocar em prática nos estados brasileiros, de acordo com a realidade local”, destacou.

Já o vice-presidente de assuntos sociais da Secretaria, deputado Ernani Polo, enfatizou que a criação da Secretaria Especial de Empreendedorismo da Unale está sendo uma ótima oportunidade. “A Secretaria surge justamente criando como foco e objetivo desse movimento de retomada no pós-pandemia; acredito que no âmbito do legislativo temos uma contribuição importante para dar a todo país”, ponderou o parlamentar que acrescentou ainda que, às vezes o sistema público é complexo e que esse é um ponto fundamental para buscar agir por meio da Unale. “Temos tecnologias que contribuem para gerar transparência e ter um serviço mais ágil”, apontou Ernani. Diante da colocação do parlamentar do Rio Grande do Sul, Eduardo Carneiro sugeriu um encontro com o relator da Reforma Tributária, deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas-PB), para buscar um debate sobre o assunto.

Próximo Encontro – Ainda durante reunião, o presidente, secretário e vice-presidente de assuntos sociais da Secretaria de Empreendedorismo da Unale, Eduardo Carneiro, Ricardo Barbosa e Ernani Polo discutiram a possibilidade de um encontro no Rio Grande do Sul, em Julho deste ano, reunindo parlamentares de outros estados brasileiros e a diretoria da Unale, com a finalidade de realizarem uma troca de experiências do que vem sendo praticado nos estados.

Fonte: Polêmica Paraíba

Compartilhe!