Print

Com o intuito de debater temas relevantes do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Especial da Saúde da Unale realiza, na próxima quinta-feira (10), o I Seminário “Saúde: Responsabilidade dos Entes Federados e Pactuação”. O evento acontece no auditório da Universidade do Parlamento Cearense, em Fortaleza-CE.

O encontro reunirá parlamentares e gestores de saúde, que discutirão estratégias que fortaleçam os debates nos plenários das Casas Legislativas e consequentemente, provoquem mudanças efetivas no setor.

O seminário será apresentado e discutido em três painéis: o primeiro trará reflexões sobre o Modelo Assistencial do SUS: Dificuldades e Desafios, o segundo trata da política de financiamento e o terceiro vai apresentar as experiências exitosas no estado do Ceará.

A presidente da Secretaria Especial da Saúde da Unale, deputada estadual Goretti Reis (DEM-SE), diz que os principais pontos abordados serão gestão, financiamento, o agravamento das endemias provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti, unidades hospitalares com falta de soro e vacina, entre outros.

“Esta será mais uma oportunidade de reforçar a preocupação das Casas Legislativas com o desenvolvimento das políticas públicas de saúde no nosso país, e ampliar conhecimentos para aprimorar os serviços prestados à sociedade”, afirma a deputada.

O superintendente executivo do Hospital da Criança de Brasília e consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Dr. Renilson Rehem, será um dos palestrantes do evento. O médico vai falar sobre as dificuldades e os desafios do modelo assistencial do SUS.

“Existe um tripé que está interligado: precisamos de financiamento, de capacidade de gestão e de um novo modelo assistencial. É sobre isso que vamos falar no seminário”, afirma Rehem.

Também participarão do evento, o presidente da UNALE, deputado Sandro Locutor (PPS-ES), o Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Albuquerque (PROS-CE), e o Presidente do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-CE), Josete Malheiro Tavares.

 

Compartilhe!