O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, deputado estadual César Souza Jr. (PSD/SC), se reuniu nesta quinta-feira (6), com o embaixador francês no Brasil, Ives Saint-Geours, para pedir a colaboração do governo daquele país na construção do Museu Saint-Exupéry, em Florianópolis.

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, deputado estadual César Souza Jr. (PSD/SC – à direita na foto), se reuniu nesta quinta-feira (6), com o embaixador francês no Brasil, Ives Saint-Geours, para pedir a colaboração do governo daquele país na construção do Museu Saint-Exupéry, em Florianópolis.

O secretário saiu do encontro muito otimista. Segundo ele, o embaixador francês garantiu a parceria na criação do museu. Disse, ainda, que a França pretende reconhecer o museu como oficial. “Esse será o primeiro museu no mundo a oferecer essa história tão rica à população”, destacou.

A representante da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Mônica Cristina Corrêa (à esquerda na foto), participou da reunião e também classificou o encontro como positivo. Ela  comentou que aguarda a confirmação de uma data pelo governo francês para fazer a apresentação oficial do projeto.

Em 1923, foi implantada a primeira linha aérea francesa para a América Latina, a Aéropostale, um serviço de correio da empresa Latécoère, com escalas feitas no Brasil. Entre as cidades que funcionavam como posto de abastecimento estava Florianópolis (SC) e entre os pilotos, Antoine de Saint-Exupéry, o célebre autor de “O pequeno príncipe”.

Saint-Exupéry era escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial. Ele morou em um alojamento no bairro do Campeche, em Florianópolis, onde havia um campo de pouso. Morreu aos 44 anos, em 1944 , durante a guerra. 

Ouça a entrevista com o Secretário César Souza Jr. na Rádio Unale

 

Texto: Thayane Carvalho e Eduardo Castor

Imagem: Thayane Carvalho

Compartilhe!