O Rio Grande do Norte será o primeiro Estado brasileiro a firmar parceria para desenvolver projetos piloto no setor de turismo, com prioridade para empregar mão de obra do setor cooperativista. O assunto foi tratado durante uma visita dos empresários espanhóis Javier Arancha e Javier Arecha, que estavam acompanhados pelo presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Roberto Coelho, que também preside a Agência Internacional de Promoção e Defesa da Economia Social (AIPDES), ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PMN).
O primeiro convênio com os espanhóis foi firmado com a Iberian Airlines, de aviação, mas as parcerias se estenderão a outros negócios ligados ao setor turístico, inclusive ao interior do RN. No Brasil, o sistema cooperativista envolve atualmente mais de 30 milhões de trabalhadores. Ricardo Motta lembrou a relação do RN com a aviação, em função de sua posição geográfica. E ressaltou a vocação turística do Estado: “As cooperativas permitem uma melhor distribuição de renda e as pessoas que trabalham com o turismo terão novas perspectivas com essa parceria”, disse o presidente.
A AIPDES irá intermediar as parcerias entre as empresas de economia social, o governo e a iniciativa privada. Também participou da reunião o deputado George Soares (PR), que recentemente esteve na Espanha, representando a Casa, para tratar deste mesmo tema. O parlamentar é membro da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo (Frencoop), presidida por Ricardo Motta. “As possibilidades de novos negócios e parcerias com o Rio grande do Norte são infinitas e abrangem diversos setores”, afirmou o empresário Javier Arancha.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social da ALRN