Nesta semana, governos de vários estados começaram a liberar o funcionamento de escolas e faculdades. Alguns lugares já contam com o retorno de forma gradual e estão recebendo alunos de forma reduzida. Enquanto isso, alguns estados alegaram que só retornarão com as aulas presenciais de 2021.

No Piauí, o governo do estado informou que irá retornar aos poucos as aulas presenciais, começando pelas turmas de 3° ano do ensino médio e de cursinhos pré-vestibular da rede pública e privada, nesta terça-feira (22), respeitando as orientações de segurança.

Em São Paulo, o governo confirmou volta às aulas presenciais para 7 de outubro, o objetivo é priorizar ensino médio. As aulas do ensino fundamental da rede estadual só devem voltar em 3 de novembro.

No Ceará, foi autorizado o retorno das aulas presenciais do ensino fundamental, médio, educação profissionalizante e educação de jovens e adultos (EJA).

Sob o mesmo cenário, no estado de Pernambuco, as aulas presenciais do ensino médio irão retornar a partir de 6 de outubro. O retorno será gradual e ocorrerá em 3 etapas com datas específicas para cada série.

No Maranhão, as aulas estavam retornando de forma gradual, porém devido a três professores da rede particular de ensino de São Luís testarem positivo para a Covid-19, as aulas presenciais começaram a ser suspensas novamente.

Já o Para encontra-se em uma situação bem complicada, pois ainda estão desenvolvendo atividades remotas e os estudantes reclamam da falta de acesso à internet e de estrutura adequada. Desde o dia 1º de setembro, as instituições particulares já estão com aulas híbridas, reabertas seguindo protocolos estabelecidos para prevenir contra o novo coronavírus. Já na rede pública, alunos cobram a entrega de chips de celular prometida pela Secretaria de Educação que até então não começaram a ser entregues.

No estado do Paraná foi liberado apenas o retorno presencial dos anos finais de cursos da área da saúde. Já no Rio Grande do Norte, o governo informou que as aulas não retornarão antes de 2021.

Quanto às Casas Legislativas, a maioria está funcionando de forma híbrida.

Acompanhe mais informações na nossa planilha⏬⏬

Medidas de Distanciamento Social – Versão 22-09
AÇÕES EMERGÊNCIAIS NAS ALS – 22_09.xlsx – Planilha1

 

Por Yago Fernandes/ Ascom Unale
Compartilhe!