O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), e em parceria com secretarias de Estado e instituições, entre eles a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizará no período de 23 de setembro a 6 de outubro, a Semana Estadual do Idoso, com o objetivo de promover o respeito à cidadania, compartilhamentos de experiências e garantir o direito à pessoa idosa.

Serão realizados diversos eventos, como palestras, oficinas, missas e cultos para o público-alvo, mas também para a sociedade civil e público em geral. A Aleam abrigará na próxima terça-feira (27), no auditório Senador João Bosco, das 8h às 12h, a oficina “Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida”. Durante a oficina os participantes irão interagir com os orientadores do evento, com a confecção de materiais, movimentos e expressões corporais e exposição de ideias.

Na quinta-feira (29), no mesmo auditório, a agenda segue com a realização de “Diálogos sobre o Sistema de garantia e Direitos da Pessoa Idosa – Panorama Amazônico e a Pessoa Idosa”, com participação de representantes da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso, Defensoria Pública do Estado (DPE), Ministério Público (MPE), Sejusc e Conselho Estadual do Idoso (CEI). Os eventos são gratuitos e abertos à população em geral.

A Assembleia Legislativa também irá realizar no dia 4 de outubro, Sessão Especial em homenagem ao Dia do Idoso, celebrado no dia 1º/10. A homenagem acontecerá no Plenário Ruy Araújo, às 10h, conforme requerimento de autoria da deputada Alessandra Campêlo (PMDB).

A programação
Dia 23/09 – Caminhada.
Local: Avenida Eduardo Ribeiro.
Horário: 7h30.
Dia 26/09 – Missa em Ação de Graças.
Local: Igreja da Matriz.
Horário: 17h.
Dia 27/09 – Oficina “Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida”.
Local: Auditório Senador João Bosco / Escola do Legislativo – Aleam.
Horário: 8h às 12h.
Dia 29/09 – Diálogos sobre o Sistema de garantia de Direitos da Pessoa Idosa – Panorama Amazônico e a Pessoa Idosa.
Local: Auditório Senador João Bosco / Escola do Legislativo – Aleam.
Horário: 8h às 12h.
01/10 – Culto Religioso.
Local: Nova Igreja Batista (Av. Torquato Tapajós, s/n).
Horário: 8h.
04/10 – Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional da Pessoa Idosa.
Local: Plenário Ruy Araújo – Aleam.
Horário: 10h.
5 e 6/10 – Gincana Cultural.
Local: centro Estadual de Convivência do Idoso – Bairro Aparecida.
Horário: 14h às 18h.

Fonte: ALEAM

Compartilhe!