Metodologias de planejamento estratégico aplicadas ao Poder Legislativo, uso de ferramentas de tecnologia da informação para governança e gestão de risco foram alguns temas debatidos no V Encontro Nacional da Rede Legislativa de Governança e Gestão (ReGov). O evento ocorreu nesta quarta (9) e integrou a programação da 25ª Conferência Nacional da UNALE realizada na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife.

Os trabalhos foram abertos pelo diretor-executivo da ReGov, João Luiz Marciano. Ele compartilhou a experiência de ciclos de planejamento estratégico na chefia da Assessoria de Projetos e Gestão da Câmara dos Deputados. “As mudanças na previsão de aposentadoria e no regime previdenciário e de trabalho e a questão do teto de gastos na esfera federal nos mostram que a sociedade requer um novo modelo de gestão pública e de servidor público e o planejamento e a estratégia nos ajudam a delinear isso.”, afirmou.

Na programação do Encontro ocorreu ainda o lançamento do site oficial da ReGov. Ao acessar regov.net.br, cidadãos e legisladores podem fazer o download de documentos e instrumentos legais referentes a cases de sucesso em planejamento e gestão das Casas Legislativas integrantes da Rede, além de conferir notícias, agenda e galeria de imagens.

Também fizeram parte das mesas e painéis realizados ao longo do dia representantes das Assembleias Legislativas do Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, da Câmara e do Senado Federal. O encontro contou com oitenta participantes e transmissão online pela TV UNALE.

Por Clarissa Falbo / TV Alepe

 

Compartilhe!