O projeto de indicação 51/2014, de autoria da deputada Mirian Sobreira (Pros), sugere incluir a disciplina Direitos Humanos, Diversidade e Sustentabilidade na grade curricular das escolas de ensino médio do estado do Ceará. “O objetivo é disseminar valores sociais como o respeito, a igualdade, a fraternidade, liberdade e solidariedade”, assinala a autora.
De acordo com a proposta, a disciplina será ministrada por professor qualificado, que demonstrar conhecimento técnico na área, após avaliação da Secretaria Estadual de Educação. A escolha seria por meio de processo seletivo e/ou concurso público.
Para Mirian Sobreira, esses conceitos ainda precisam ser trabalhados socialmente, principalmente no espaço escolar, onde se prima pela construção da cidadania. A disciplina incluiria pontos como o direito à vida e à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, o respeito ao espaço ambiental e natural, entre outros.
A proposta , segundo a parlamentar, contribui para o fomento à educação social, resgate de valores culturais e ambientais, internacionalização dos deveres e direitos do cidadão e do ser humano em geral.
Fonte: Agência ALCE