Os deputados estaduais aprovaram em primeira e segunda votação na Assembleia Legislativa, na terça-feira (11), o projeto de lei nº 1387/14, de autoria da deputada Epifânia Barbosa (PT), que dispõe sobre a organização do acesso gratuito dos estudantes às dependências do Teatro Palácio das Artes, localizado em Porto Velho. O objetivo da parlamentar é assegurar a democratização, valorização e incentivo à produção cultural no meio estudantil, propiciando a formação de plateia e o desenvolvimento cultural.

Caberá ao Poder Executivo garantir e democratizar o acesso, conhecimento e uso do mesmo pelo seguimento estudantil. O projeto que teve parecer favorável, em plenário, do deputado Flávio Lemos (PR) estabelece a criação do Calendário Cultural Estudantil do Estado de Rondônia, que se concretizará através da organização em datas ou períodos específicos, os certames, mostras, festivais e demais eventos, advindos das demandas estudantis e possíveis às estruturas do teatro, sem prejuízo da suas rotinas programáticas.

A deputada justifica que o recém criado Teatro Palácio das Artes surge no cenário cultural do Estado como peça importante no campo do desenvolvimento das artes, dada a sua importância macro, dentro desse contexto. “Pela sua dimensão, grande templo da nossa expressão cultural, cumpre-nos propor sua utilização sistemática, onde possa ser inserida a participação estudantil para que as produções possam ser seguramente aproveitadas”, destaca.

Fonte: ALERO

Compartilhe!