Na manha desta segunda-feira (21), na sede da Unale, foi realizada a primeira reunião da nova diretoria executiva, empossada em janeiro. Esteve presente neste encontro, de maneira presencial, o presidente da Unale, deputado Lidio Lopes (MS) e mais 20 deputados de todo o País, além de 12 parlamentares que acompanharam de forma virtual. O grande objetivo desta reunião foi dar partida à estratégia de trabalho das Secretarias Temáticas, além de estruturar o planejamento das ações da diretoria deste ano.

No início do encontro, o deputado Lidio Lopes (MS) deu as boas-vindas para todos os deputados presentes neste encontro e prestou uma homenagem às vitimas que sofreram perdas durante a tragédia ocorrida na cidade de Petrópolis nos últimos dias.

Lidio ainda destacou a importância das secretarias da Unale e apresentou seus principais projetos realizados na gestão passada. “Hoje empossaremos os membros das Secretarias, além de discutirmos a possibilidade da criação de novas Pastas e a ampliação das bandeiras para uma abrangência nacional”.

Criação de novas Secretarias e Frentes Parlamentares

No decorrer da reunião foram criadas duas novas Pastas na entidade, a Secretaria de Cuidado, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas e a Secretaria de Defesa dos Direitos das Pessoas Com Deficiência. O deputado João Luiz (AM), de forma virtual, defendeu a tese para a criação daquela Secretaria e disse que ela vem de encontro à necessidade das demandas que os parlamentares recebido a nível nacional.

Já o deputado Raniery Paulino (PB) propôs a criação da Secretaria de Doenças Raras. “Infelizmente existe uma discriminação muito grande com essas pessoas, a criação desta Secretaria é de suma importância para dar o atendimento necessário a esta população”.

Alguns parlamentares deliberaram o seu apoio e sugeriram melhorias nos projetos apresentados para as Secretarias, o deputado Barbosinha (MS) sugeriu uma atenção maior ao sistema carcerário e a segurança pública. “Acredito que este tema é bastante relevante e precisa ser discutido com atenção”.

A deputada Gleide Ângelo (PE) pediu uma atenção especial para o combate às drogas, segundo ela, além de um problema de segurança pública é um problema de saúde.

Já a deputada Yonny Pedroso (RR) destacou a importância da criação da Secretaria de Doenças Raras. ”Essas pessoas realmente precisam ser vistas e amparadas pelo poder público de uma maneira especial, por isso eu apoio a criação desta Pasta e agradeço a iniciativa, pois eles têm buscado ter voz e serem vistos pela sociedade, estou aqui para contribuir com muitos projetos aprovados em meu estado”, concluiu a parlamentar.

Após as deliberações dos deputados, a criação desta Secretaria foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade pelos membros da diretoria.

O presidente da Unale, Lidio Lopes, ainda propôs a criação da Frente em Defesa a Assistência Social. ”Neste momento, urge uma necessidade muito urgente, apenas sete estados têm essa Frente em suas Assembleias e a assistência social neste período de pandemia é uma necessidade muito grande.

Com a pauta proposta, os membros da diretoria analisaram e aprovaram a ideia do presidente, que se colocou à disposição para liderar essa nova Frente Parlamentar.

 

Abertura das inscrições para sediar a 25ª Conferência Nacional da Unale

Durante a reunião, o presidente Lidio Lopes declarou que estão abertas as inscrições para sediar a 25ª Conferencia Nacional da Unale. A Casa Legislativa que estiver interessada terá até o dia 23 de março para inscrever seus projetos.

Por: Danilo Gonzaga/Ascom Unale
Compartilhe!