Delegação unaleana tratou da retomada da ALES à entidade representativa do Parlamento Estadual
O presidente da UNALE, deputado estadual Sérgio Aguiar (CE), realizou visita institucional à Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales) e ao governador do Estado, Renato Casagrande, com o objetivo de reforçar o papel da entidade no fortalecimento do Poder Legislativo estadual.
Na visita ao Poder Legislativo capixaba, o deputado Sérgio Aguiar foi recebido pelo presidente da Casa Legislativa, deputado estadual Marcelo Santos (ES), e pela deputada estadual Janete de Sá (ES), onde foram discutidas formas de integração entre os parlamentos estaduais para o desenvolvimento de políticas públicas de interesse comum entre as Casas. O encontro marcou a refiliação da Ales à UNALE.
“Venho com muita alegria comemorar a reintegração da Assembleia Legislativa do Espírito Santo à UNALE, que é a entidade representativa dos deputados estaduais e das Assembleias Legislativas. Para nós é prazerosa essa refiliação. Existem muitas lutas que necessitam de um empenho maior e, certamente, a união dos deputados estaduais e das Assembleias brasileiras será de fundamental importância”, destacou o deputado Sérgio Aguiar durante sessão plenária na Ales.
Visita ao Poder Executivo do Espírito Santo
Ainda nesta terça-feira, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, recebeu o presidente da UNALE no Palácio Anchieta, sede do governo capixaba.
Na agenda, foram discutidas questões ligadas ao papel da UNALE para o fortalecimento do Legislativo estadual, a importância da parceria dos poderes Executivo e Legislativo para o fortalecimento das políticas públicas, a atuação da entidade em âmbito internacional, com foco na paradiplomacia e troca de experiências com parlamentares estrangeiros e a discussão de um novo pacto federativo, que envolva a ampliação das competências estaduais.
Além disso, o governador Renato Casagrande ressaltou a criação pela Assembleia Legislativa do Estado do Fundo Soberano, que vai ser utilizado como suporte financeiro em momentos de crise no Espírito Santo.
Por Gabriel Spies/Ascom UNALE