As atividades legislativas deste ano serão iniciadas com a eleição do novo presidente do Parlamento catarinense, no dia 1º de fevereiro, às 14 horas, em sessão preparatória, presidida pelo deputado Reno Caramori (PP). Além dele, serão designados dois secretários, um da situação e outro da oposição, para a condução dos trabalhos.
Após votação aberta e nominal, o novo presidente toma posse e conduz uma segunda sessão preparatória, aberta imediatamente após o encerramento da primeira, para eleição e posse dos demais membros da Mesa. Responsável pela direção dos trabalhos legislativos e administrativos da Casa, a Mesa da Assembleia é composta pelo presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário.
PP e PMDB vão dividir a presidência da Assembleia Legislativa no biênio 2013-2014. A informação foi confirmada em dezembro pelas assessorias dos deputados Joares Ponticelli (PP) e Romildo Titon (PMDB), que devem ser os próximos a comandar a Mesa.
Pelo acordo, Ponticelli será candidato único à presidência na eleição de 1º de fevereiro de 2013, em substituição a Gelson Merisio (PSD). O pepista permanece no cargo até 31 de janeiro de 2014, quando Romildo Titon assumirá o comando.
Fonte: ALESC