Search
Close this search box.

pres_joseluistcher_homenagem

O presidente da Unale, José Luis Tchê, recebeu nesta sexta-feira a Medalha da Integração “Simon Bolívar”, concedida pela Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social (Cipis), em cerimônia em Curitiba. A medalha representa o reconhecimento para homens, mulheres, instituições ou empresas que prestam trabalhos relevantes em suas áreas de atuação, em especial política e educação.

O presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduias (Unale), José Luis Tchê, recebeu nesta sexta-feira (19/08) a Medalha da Integração “Simon Bolívar”, concedida pela Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social (Cipis). A cerimônia foi realizada em Curitiba (PR). A medalha Simon Bolivar representa o maior reconhecimento para homens, mulheres, instituições ou empresas que prestam trabalhos relevantes em suas áreas de atuação, em especial política e educação, na América Latina.

No caso da Unale, a medalha é um reconhecimento ao trabalho em prol da democracia em cursos, capacitação, conferências e demais atividades que a entidade realiza com os parlamentares estaduais brasileiros. Também recebem a premiação personalidades da Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Brasil.

A Cipis é uma Organização Não Governamental (ONG) de incentivo ao desenvolvimento da Integração econômico-cultural e político-social entre líderes, empresas, autarquias públicas ou privadas, na América Latina em todas as suas formas e plenitudes.
A instituição luta pelo desenvolvimento e pela integração dos países latino-americanos, através da aproximação, de parcerias, de associações ou de alianças das lideranças empresariais, das organizações civis ou governamentais em todas as áreas. Ela também promove encontros para intercâmbios de experiências e intermedia atividades de consultoria e planejamento, além de organizar missões de negócios e integração para intercâmbios entre líderes dos países que formam o Pacto Andino e o Mercosul.
A Cipis promove congressos, seminários, palestras, simpósios, painéis, cursos e encontros para fomentar negócios e trocas de informações na cultura, na política, na economia e no social, entre os povos dos países da América Latina.

Reconhecimento à Unale
O deputado acreano, José Luis Tchê (PDT) assumiu a presidência da Unale em maio deste ano, mas sempre foi ativo na instituição. Depois que começou a presidir a entidade já fez grandes conquistas em prol da democracia no País, os maiores destaques são a aprovação do Senado para que os deputados estaduais sejam ouvidos em audiências regionais sobre o Código Florestal e a realização, ainda este ano, da Campanha Nacional pelo Fortalecimento do Pacto Federativo, ação que envolverá todos os parlamentos estaduais e municipais.
José Luis Tchê nasceu em 20 de junho de 1960, é natural de Humaitá, no Rio Grande do Sul. Casado e pai de três filhos. Construiu sua vida criando seus empreendimentos em Rio Branco, Acre. É impulsionado pelo sentimento de amor ao Acre, que o fiz sair dos bastidores e enfrentar os desafios para a mudança de uma realidade indesejável pelos acreanos.

Desde inicio de mandato legisla com sentimento do povo e encabeça a lista dos  deputados mais atuantes da Assembléia Legislativa do Estado do Acre. Entre os projetos mais relevantes, resplandece a lei que dispõe sobre o Acompanhamento na Hora do Parto, que garante a parturiente o direito a um acompanhante. A lei foi sucesso e posteriormente tornou-se lei federal e hoje beneficia as mulheres em condição puerperal de todo País.
Tchê já apresentou 270 preposições que envolvem matérias de variados assuntos de utilidade pública como: segurança, saúde, educação, desenvolvimento sustentável entre outros assuntos do cotidiano. Também presidiu duas importantes Comissões Parlamentares de Inquérito (dos Marajás e da Pedofilia), além do compor a mesa diretora da Casa como 2º Secretário.

Sua principal característica é o atendimento que realiza. Do empresário ao simples cidadão, Tchê recebe a todos sem distinção. São estes atendimentos e as visitas que faz as bases que norteia seu mandato. Tchê é uma figura popular de coração samaritano e um político comprometido com os desafios da sociedade.

Compartilhe!