silvana_presidenteO presidente da UNALE, deputado Sandro Locutor (PPS-ES), participou da cerimônia de posse da deputada Silvana Covatti (PP-RS), como primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em 180 anos do parlamento. A solenidade aconteceu nesta quarta-feira (3).

Ela substitui o deputado Edson Brum (PMDB-RS) e fica no cargo até 2017, quando haverá nova eleição para o cargo. Durante a cerimônia, também foram empossados demais deputados da Mesa Diretora. Na atual legislatura, além de Silvana Covatti, há apenas uma mulher presidente de casa legislativa no país, a deputada Celina Leão (PDT-DF).

Em discurso, a deputada falou da autonomia do legislativo, da importância da presença das mulheres na política, e prometeu igualdade, participação e transparência na gestão da Assembleia. “Aprendi que o nosso município era uma família maior. Foi como tudo começou. E este mesmo espírito ainda é o que me mobiliza”, disse a deputada.

A parlamentar de 52 anos é natural de Frederico Westphalen, região noroeste do Rio Grande do Sul. Ela é deputada estadual desde 2006 e pertence a uma família com tradição na política. Seu marido, Vilson Covatti (PP-RS), é ex-deputado federal e seu filho, Covatti Filho (PP-RS), exerce seu primeiro mandado na Câmara dos Deputados.

Compartilhe!