Search
Close this search box.

O presidente da Unale, Luis Tchê (AC) participa nesta sexta-feira (03), do fórum do Parlamento  Amazônico. O encontro que será realizado na sede da ALMT, é um fórum de debates que envolve os nove estados que compõem o bloco. O tema desta reunião é “O Fortalecimento do Parlamento Amazônico”.

O presidente da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Luis Tchê (AC) participa nesta sexta-feira (03), do fórum do Parlamento  Amazônico. O encontro, que será realizado na na sede da  Assembleia Legislativa de Mato Grosso, é um fórum de debates envolvendo os nove estados que compõem o bloco. O Parlamento, que é composto pelos estados do Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Maranhão e Pará, é presidido pelo deputado de Roraima, Mecias de Jesus.

A primeira reunião do grupo acontecerá na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a partir das 8h e terá como tema “O Fortalecimento do Parlamento Amazônico”.

Além da reunião, os deputados darão prosseguimento às discussões levantadas no dia 20 de maio, durante o XV Conferência Nacional da Unale, como a estruturação administrativa e financeira do Parlamento; maior integração entre as Assembleias Legislativas da Amazônia; emancipação dos municípios e outros assuntos de interesse comum. São membros da diretoria do Parlamento Amazônico os deputados: Mecias de Jesus (RR) – presidente; Gabriel Guerreiro (PA) – vice – presidente; Vera Lúcia Castelo Branco (AM) – secretária; Sinésio Campos (AM) – secretário de Relações Institucionais; Hélio Soares (MA) – tesoureiro; Carlos Alberto Sampaio Cantuária (AP) – Conselho Fiscal; Adalto de Freitas (MT) – Conselho Fiscal; José Ribamar Araújo (RO) – Conselho Fiscal.
Para participar das palestras, basta acessar o site www.al.mt.gov.br, no link Parlamento Amazônico- no rodapé da página do lado direito, e se inscrever gratuitamente.

PROGRAMAÇÃO:
08h15 – 09h – CREDENCIAMENTO;
09h – ABERTURA;
09h30 – 11h – “A NECESSIDADE DE UNIDADE PARLAMENTAR EM DEFESA DA AMAZÔNIA” – Sen. Sérgio Petecão;
11h – 12h – “A INFRAESTRUTURA NECESSÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA – O Norte Competitivo” – Confederação Nacional Das Indústrias – CNI;
INTERVALO ALMOÇO
14h – 15h – “A AMAZONIA NO CONTEXTO DO PLANO NACIONAL DE INTEGRAÇÃO HIDROVIÁRIA” – Agência Nacional de Transporte Aquaviário – ANTAQ;
15h – 16h – “O PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA AMAZÔNICA” – Agência Nacional de Águas – ANA;
16h – 17h – “A FEDERAÇÃO E O DIREITO ESTADUAL DE AUTO-ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA“ – Dep. Fed. Sebastião Bala Rocha;
17h – Leitura, discussão e aprovação da CARTA AMAZÔNICA DE CUIABÁ;
17h30 – 18h30 – Reunião Presidentes ALE’S PARLAMENTO AMAZÔNICO com Presidente ALE-MT;
20h30 – CONFRATERNIZAÇÃO DE ENCERRAMENTO;

Compartilhe!