O presidente da Unale, deputado Ciro Simoni (PDT-RS), esteve nesta terça-feira, 10, em Brasília, cumprindo agenda institucional.
Logo pela manhã, o deputado esteve reunido com o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, onde trataram sobre a implementação do plano de governança nos estados, através de parceria entre a Unale e o TCU, junto às 27 Casas Legislativas do país. O projeto proposto e apresentado pelo magistrado na 22ª Conferência Nacional da Unale, que aconteceu em maio, na cidade de Gramado/RS, prevê o envolvimento dos três poderes, legislativo, executivo e judiciário, com o intuito de estabelecer metas que viabilizem a governança no Brasil, retomando o crescimento ordenado e competitivo do país.
Para o magistrado, o apoio da Unale a este projeto é imprescindível para que o legislativo estadual se envolva, apoie e cobre a aplicação do plano nos estados, uma vez que o poder legislativo é o representante legítimo da sociedade. “A Unale é fundamental para criar essa conscientização nos estados”, pontuou Nardes.
O projeto já foi implementado no TCU e em outros órgãos federais e ministérios. “É importante priorizar os pilares que a nação, estado e municípios precisam. Assim se dá a competitividade que o país necessita para não entrar em um colapso”, explicou.
Ciro Simoni reforçou o apoio da entidade a este projeto e afirmou que a Unale estará empenhada no trabalho de conscientização e discussão permanente junto às Casas Legislativas. “Teremos uma nova composição dos parlamentos daqui a seis meses, portanto este plano deve iniciar com a base do legislativo ainda este ano, para que seja dada continuidade nos trabalhos na nova legislatura”, ponderou.
Com base no projeto discutido, foi deliberada a realização de um encontro com os presidentes, diretores gerais e procuradores das Casas Legislativas, no dia 15 de agosto em Brasília/DF, onde será debatido o tema e apresentado o plano para os representantes do legislativo dos estados. A partir de então, deverá ser formatado um projeto específico de governança para cada Casa e oferecido um suporte técnico para auxiliar nesta implementação.
O presidente da Unale foi recebido também pelo presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro, e pelo vice, ministro José Múcio.
Após o encontro no TCU, Ciro Simoni esteve reunido com a diretora do Cefor – Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados, Juliana Souza, para tratar da realização de curso de aperfeiçoamento e capacitação dos servidores e diretores gerais das Casas Legislativas. O projeto faz parte do acordo assinado entre a Unale e o Cefor, no mês de abril. “Através deste convênio, a Unale busca oportunizar a capacitação dos servidores e o aprimoramento dos serviços prestados nos estados, bem como aprofundarmos em questões como a governança”, afirmou o presidente.
No ciclo de agendas na capital, Ciro esteve ainda reunido com o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), relator do PL 9767/2018, que assegura validade nacional das Carteiras de Identidade Parlamentar, para acompanhar o andamento do projeto.
Juliana Freitas / Ascom Unale