O início de uma parceria que vai trazer bons resultados. Foi desta forma que o presidente da Unale, deputado José Luis Tchê (PDT/AC), se referiu à 1ª Feira de Produtos e Serviços, inaugurada nesta terça-feira (29), na XVI Conferência Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE).
O evento foi prestigiado pelo parceiro da Unale na promoção do encontro, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ricardo Motta (PMN/RN), e também pelo futuro presidente da Unale, o deputado Joares Ponticelli (PP/SC).
Uma das novidades da CNLE – a outra é a realização de reunião especial da Confederação Parlamentar das Américas – a Feira reúne, até a proxima sexta-feira, estandes de patrocinadores, prestadores de serviços e de legislativos estaduais. Tchê afirmou durante a solenidade que eventos futuros vão permitir maior troca de informações entre os participantes da Feira.“Temos, aqui, várias Assembleias representadas.
Elas vão permitir a troca de experiências, de programas e projetos que estão dando certo no respectivo Estado. Nada impede que outros legislativos levem essas experiências para serem executadas em seu Estado” – afirmou. Pensamento semelhante ao manifestado pelo diretor adjunto Operacional da Assembleia Legislativa do Ceará, Julio Ramon, um dos expositores na Feira.
Ele argumentou que a participação do Estado no evento tem o claro objetivo de interrelacionar com outros legislativos. “Queremos dividir experiências, conhecer e permutar programas e projetos que beneficiem a população” – assegurou.O Rio Grande do Norte também manteve seu estande, através da Assembleia Legislativa, que desenvolve o projeto Assembleia Cidadã. Anualmente, três municípios são visitados, oferecendo 30 atividades à população, como programas educacionais, de saúde, esportivo e, ainda, serviços, como o fornecimento de documentos. A média de populares atendidos alcança 20 mil pessoas. Entre as empresas participantes na 1ª Feira de Produtos e Serviços destacam-se o Banco do Nordeste, o Sebrae, Interlegis e as Assembleias do Acre, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.