Pular para o conteúdo

Presidente da UNALE

DEPUTADA TIA JU (RJ)

Jucelia Oliveira Freitas, a Tia Ju, é pedagoga, pós-graduada em Direito da Infância e da Juventude, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (Femperj), e mestranda em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Eleita, em 2022, para o seu 3º mandato pelo Partido Republicanos, a parlamentar já acumula mais de 100 leis de sua autoria, sendo hoje a 2ª Vice-Presidente da Mesa Diretora da Alerj e Procuradora Especial da Mulher da Casa Legislativa. O seu mandato parlamentar prioriza a defesa da adoção, da infância, das mulheres, dos negros, e das pessoas com deficiência.

A deputada é filiada à UNALE desde 2019 e exerceu o mandato de Vice-Presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na Região Sudeste; Presidente da Comissão de Assuntos da Mulher da Representação Brasileira na União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM), e Coordenadora da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas. Em dezembro de 2024 foi eleita Presidente da UNALE e tomou posse no dia 8 de janeiro de 2025, sendo a quarta mulher a presidir a entidade que tem quase três décadas de existência.

Na ALERJ, Tia Ju é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Família, da Adoção e da Primeira Infância; da Frente Parlamentar Brasil-China e da Frente Parlamentar de Tutela dos Direitos Difusos e Coletivos. É cofundadora do Fórum Permanente de Diálogo com as Mulheres Negras, e integrante do Comitê pela Prevenção de Homicídios de Adolescentes no RJ. A deputada é ainda presidente da CPI das Embarcações que se encontram abandonadas na Baía Guanabara e membro da CPI que apura o descumprimento dos contratos de planos de saúde que atendem as pessoas com deficiência. 

Em 2020, em meio à pandemia, a deputada licenciou-se para assumir a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, onde ampliou e humanizou a rede de atendimento. Ela foi ainda líder da bancada do seu partido na ALERJ e Secretária Nacional do Movimento Mulheres Republicanas. 

Nascida em Conceição de Jacuípe, no interior da Bahia, há muitos anos a Tia Ju é membro da Igreja Universal do Reino de Deus, onde foi coordenadora da Educação Bíblica Infanto-Juvenil (EBI). A parlamentar é casada com o Pastor Pedro de Queiroz Freitas, e mãe de Victor, hoje com 17 anos. Antiga militante na causa da adoção, em especial, da adoção tardia, a parlamentar é madrinha da tradicional Caminhada da Adoção, realizada anualmente no Rio de Janeiro. Ela é também madrinha do Corpo de Bombeiros Militar (CBMERJ).

Entre os diversos títulos recebidos pela deputada ao longo de sua trajetória, destacam-se a Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga, concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro; o Prêmio Internacional Mulher Negra Destaque na América Latina, pelo governo da Colômbia; a Medalha Pedro Ernesto, pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro a Medalha Tiradentes, pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro; o Diploma e o Conjunto de Medalhas Esperança Garcia, pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), o Título de Sócio Benemérito, pela Associação de Negócios do Sul (ANB); a Medalha da Amizade pela Polícia Civil/RJ; o prêmio Mulher Expoente da Comunidade Negra pela OAB-RJ, e a Medalha de Mérito Elan Genevois Leite Roxo pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMERJ). Além disso, a Tia Ju aceitou, em outubro de 2024, o convite para ser Embaixadora Plenipotenciária do Conselho Pan-Africano no Brasil.

Contato: presidencia@unale.org.br