Em entrevista realizada pela Rádio CBN, nesta manhã, 18, o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacinação (Conav), deputado distrital, Rodrigo Delmasso (REP-DF), reforçou a atuação da Comissão na busca por informações dos processos de imunização em todas as unidades federativas.
“Através do nosso Portal é possível não só os parlamentares, mas também todas as pessoas interessadas nas informações, conferir os dados, a quantidade de pessoas vacinadas e como está fluindo o plano de imunização do local”, explicou Delmasso.
Durante a entrevista, o parlamentar também ressaltou a preocupação com a disseminação das novas variantes do coronavírus nos estados e disse que a Conav irá dialogar junto ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandoski, a questão da autonomia dos estados para poderem adquirir diretamente a vacina e não ficarem dependentes da compra e distribuição da mesma apenas pelo Ministério da Saúde.
“Acreditamos que se os estados tiverem autonomia para compra e distribuição da vacina, o processo de vacinação pode ser acelerado nas unidades federativas e, consequentemente, alcançaríamos mais rápido o índice de 70% da população vacinada para sair da pandemia, segundo orientação dos órgãos de saúde, como a Organização Mundial de Saúde (OMS)”, destacou o presidente da Conav.
Ao encerrar a explanação, Delmasso ressaltou ainda a importância de reforçar a fiscalização e as medidas sanitárias de prevenção em todos os estados e a promover campanhas de conscientização para reduzir o contágio entre os cidadãos.
Por Camila Ferreira/Ascom Unale