Um portal criado pela Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacinação (Conav), instituída pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), reúne dados sobre a imunização contra a Covid-19 no Brasil, como número de doses e quantidade de pessoas vacinadas. O site foi lançado nesta semana.
O objetivo é abastecer os parlamentares estaduais com informações que ajudem a fiscalizar o plano de imunização no país. Por volta das 18h30 desta quarta-feira (17/2), o site apontava que 5.681.582 cidadãos receberam vacina contra o novo coronavírus, o que representa 2,7% da população.
O vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos), é o presidente da Conav e secretário-geral da Unale. Delmasso disse à coluna Grande Angularque a Conav acompanha as dificuldades enfrentadas pelas unidades da Federação durante o processo de vacinação.
Diante dos problemas apontados pelos estados, integrantes da Unale foram unânimes em defender a negociação individual para aquisição das doses, trabalho que hoje é concentrado no Ministério da Saúde. “Pelo menos os deputados estaduais têm essa linha de pensamento”, pontuou.
A Conav pretende realizar visita institucional aos produtores de vacinas no Brasil, como o Instituto Butantan, o Instituto Bio-Manguinhos e a União Química.
No novo portal, a comissão informa que coleta informações prestadas às fontes oficiais do governo federal, agências reguladoras, órgãos sanitários, entidades representativas dos setores estaduais e municipais, representações estrangeiras ligadas à logística de produção das vacinas no Brasil e outras fontes.
Fonte: Metrópoles DF