centro_c_peA União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e a Assembleia Legislativa de Pernambuco realizam no Centro de Convenções de Pernambuco, de 21 a 24 de maio de 2013 a XVII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.  A Conferência é o maior encontro parlamentar da América Latina e se constituiu em um grande fórum de discussões e troca de experiências para o fortalecimento da democracia e aperfeiçoamento das ações do poder legislativo estadual, tratando de temas relevantes no contexto nacional. O propósito é debater temas importantes, com abrangência nacional, inseridos no contexto atual, visando qualificar as ações individuais dos parlamentares e proporcionar resultados cada vez mais efetivos nas políticas públicas.

O evento oportuniza o encontro das entidades vinculadas aos legislativos estaduais, para a troca de experiências, atualização profissional e discussão de temas relacionados com as suas atividades funcionais.  Durante a conferência  são realizados 14 eventos simultâneos de entidades legislativas de todo o Brasil. Também, promove o intercâmbio legislativo com a presença de representantes de mais de 10    (dez) países, muitos dos quais  a Unale mantém agendas de cooperação.

A Conferência tem por objetivo envolver os parlamentos estaduais com temas importantes, ligados às diversas regiões do país, para que estejam mais identificados com as inovações e soluções adotadas fora de seus estados, visando ampliar a sua área de conhecimento e melhorar os procedimentos legislativos. Busca-se, também, estabelecer o debate sobre assuntos de interesse dos Estados, a fim de construir o caminho das ações que sintetizam a visão da maioria, que balizará a posição da Unale na defesa desses interesses, junto ao Congresso Nacional.

Dentro do tema deste ano: “Os desafios para o futuro que queremos” serão realizados debates e palestras técnicas sobre: economia globalizada e as diretrizes para o desenvolvimento do Brasil; federalismo e as mudanças necessárias para o crescimento, a renegociação da dívida dos Estados com a União e outros assuntos afins.

Compartilhe!