A definição dos períodos de realização das etapas municipal e regional do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas); a data da sessão estadual, nos dias 30 e 31 de outubro de 2014; e os acordos gerais para implantação do projeto‑piloto de regionalização foram algumas das decisões tomadas na semana passada, durante o Encontro Preparatório do Parlamento Jovem de Minas 2014, realizado na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Os 63 representantes das 29 câmaras municipais que aderiram ao projeto e que deverão atuar na edição do próximo ano fizeram uma avaliação das atividades de 2013, identificando problemas, pontos para aprimoramento e possíveis soluções para serem implementadas nas futuras edições.

Os representantes das câmaras municipais, que vão atuar como coordenadores da etapa municipal do projeto, tiveram ainda palestras com professores da PUC Minas e consultores da ALMG sobre o tema “Envelhecimento e qualidade de vida”, escolhido para a edição de 2014. No encerramento, foi apresentada a matriz pedagógica do PJ Minas, que será referência nas atividades da etapa municipal, além de alguns dos materiais de apoio para as coordenações locais.

A próxima edição do PJ Minas será desenvolvida em três etapas. Além da municipal e da estadual, previstas no modelo original de interiorização do projeto, será incorporada uma etapa regional, em fase experimental, para testar um novo modelo que viabilize a ampliação do número de câmaras municipais participantes em cada edição.

O número de alunos que vão atuar na etapa estadual e de propostas que vão compor o documento‑base do Parlamento Jovem de Minas 2014 também foram acordados nesse encontro. Cada município que integrará o projeto de forma independente poderá eleger até quatro representantes e deverá encaminhar à ALMG uma proposta para cada um dos três subtemas de 2014. Já os municípios que integram um polo terão até cinco representantes, e o polo deverá enviar até duas propostas para cada subtema.

Fonte: Agência ALMG

Compartilhe!